1 - Linhas e Coração 2 - Instagramável - Vitrine Perfeita

Vivemos num mundo cheio de possibilidades e numa constante busca por novas ótimas experiências, capazes de nos marcar emocionalmente.

E hoje qual a primeira coisa que a maioria das pessoas faz quando se depara com algo que gera um impacto positivo?

Sim! Nós queremos compartilhar estas experiências com todo mundo!

É por isso que vemos todos os dias muitas fotos nas redes sociais de comidas, produtos e viagens, por exemplo.

É quase uma equação de matemática:

EXPERIÊNCIA POSITIVA + SMARTPHONE COM CÂMERA = POSTAGEM NO INSTAGRAM

 

Este hábito (às vezes quase um vício) representa uma grande oportunidade!

Se a sua loja souber criar uma experiência positiva para os seus clientes, eles vão querer compartilhar isso com todo mundo, o que gera cada vez mais interesse pelo que você tem a oferecer.

Não são só notícias ruins que se espalham rápido. Neste mundo conectado, o que é bom também é amplamente divulgado, de forma rápida e simples.

2 - Meninas Fofocando - Instagramável - Vitrine Perfeita

E agora eu te pergunto:

Como trazer esta oportunidade para o varejo?

Uma ótima ideia é criar Espaços Instagramáveis!

Pode ser que você nunca tenha escutado esse termo “instagramável”, mas se você está acostumado a usar o Instagram é bem fácil de entender a ideia.

Ofereça algo que supere as expectativas dos seus clientes, especialmente de forma visual, e eles vão sentir uma vontade natural de fotografar e compartilhar nas suas redes sociais, principalmente no Instagram.

Para o cliente será uma experiência, mas para o seu negócio, loja ou marca será uma forma de divulgação gratuita.

Em seguida vamos dar para você 4 DICAS PRÁTICAS que você precisa saber para tornar a sua LOJA INSTAGRAMÁVEL.

#1 Crie um lugar INSTAGRAMÁVEL

É muito importante que a sua loja seja lembrada por algo que seja um diferencial e existem inúmeras formas de tocar o coração do cliente.

Uma delas é você criar um ambiente instagramável.

Planeje espaços dentro do seu negócio que façam o seu cliente querer tirar uma foto ou fazer um vídeo e compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Por exemplo, já comentamos sobre o Museum of Ice Cream (museu do sorvete), uma loja/museu que vende experiências instagramáveis para seus clientes, além de vender, é claro, sorvete!

Neste local há uma união de vários espaços diferentes que geram felicidade e surpresa, onde as pessoas podem interagir com os elementos, com os atendentes e, principalmente, entre seus amigos.

Uma maneira interessante de criar um local instagramável pode ser através do uso de cores. No exemplo do Museum of Ice Cream, a cor rosa está em boa parte dos espaços.

3 - MOIC - Instagramável - Vitrine Perfeita
Museum of Ice Cream

#2 ENTREGUE um PRODUTO INSTAGRAMÁVEL

O Starbucks é uma rede de cafeterias americana, que criou uma experiência instagramável através do seu principal produto: o café ☕️!!

Quando um cliente faz o pedido no Starbucks e faz o pagamento no caixa, o atendente pergunta o seu nome. Uma vez que o café está pronto e o cliente vai buscá-lo no balcão, o nome dele está escrito no copo de café.

Este processo não acontece somente porque o Starbucks é organizado. O principal motivo é mostrar para o cliente que aquela bebida é dele!

Ok! Isso é uma boa ideia, mas onde entra a parte instagramável? Apenas o nome no copo não tem graça!

O “pulo do gato” é que muitas vezes os atendentes do Starbucks fazem um charme extra, seja um recado personalizado, uma ortografia errada propositalmente, um desenho ou uma brincadeira.

Olha este exemplo da Becky, que foi chamada de Miss Músculos!!

4 - Starbucks - Instagramável - Vitrine Perfeita
Starbucks

O fato de escrever o nome do cliente de uma forma diferente gera uma emoção e vontade de compartilhar com as pessoas, nem que seja apenas no grupo da família.

Esta é uma maneira de ter publicidade gratuita e genuína, feita pelo próprio cliente que ficou encantado com um tratamento que ele recebeu.

E isso tem um alcance enorme!

Portanto, na hora de entregar o produto para o seu cliente, pense em uma forma de encantar e surpreender ele. Pense fora da caixa!

Mostre que a sua loja tem um diferencial: o carinho ♥️!

#3 Tenha uma CONVERSA INSTAGRAMÁVEL

Converse com o seu cliente sem precisar falar!

Neste mundo extremamente visual que vivemos, às vezes nos esquecemos do poder das palavras! Frases muitas vezes conseguem expressar a forma com que a loja/marca deseja se comunicar.

As mensagens que você deseja comunicar podem estar em diferentes pontos de contato com o cliente, começando pela vitrine, passando pela loja e indo até o provador.

Você pode ver algumas ideias no post [5 Dicas Para Uma Selfie Fazer a Sua Loja Ter Resultados Sensacionais].

Lembre-se de identificar com qual público você deseja falar (mais jovem ou mais maduro, masculino ou feminino, etc) e observe como este público se comunica. Saiba suas gírias e use frases que se relacionem com o universo desses clientes!

Fale o que o seu cliente quer ouvir… ou melhor, neste caso, ESCREVA!

O exemplo das fotos é da Urban Farmcy, em Porto Alegre.

5 - Urban Farmcy - Instagramável - Vitrine Perfeita
Urban Famcy

# 4 Aprecie ARTE INSTAGRAMÁVEL

Arte sempre inspira e traz emoções na vida das pessoas!

E por que não trazer arte para dentro da sua loja? Existe algo mais instagramável do que isso?

Arte é uma forma de se comunicar com as pessoas e mostrar qual o espírito da sua marca, além de dar a possibilidade de valorizar um artista local.

Dois exemplos super bacanas são os painéis das marcas Schutz e Iódice na Rua Oscar Freire, em São Paulo.

De tempos em tempos eles são renovados e sempre trazem uma mensagem importante para quem passa por ali, chamando a atenção, atraindo clientes para as lojas e gerando compartilhamentos nas redes sociais.

6 - Schutz - Instagramável - Vitrine Perfeita
Schutz
7 - Arte - Iódice - Instagramável - Vitrine Perfeita
Iódice

Depois destas 4 dicas, espero que você consiga ter ideias para tornar a sua loja cada vez mais instagramável.

A sua marca precisa estar inserida tanto no meio físico, quanto no digital e esta integração é uma via de duas mãos.

Como assim?

O mundo digital ajuda muito a atrair os clientes e gerar conexão com o mundo físico. Em outras palavras, convida o cliente para ir até a loja.

Mas, o objetivo principal deste post é fazer você perceber que o mundo físico também pode contribuir muito com a parte digital da sua marca.

Faça a experiência do seu cliente ser INSTAGRAMÁVEL e com isso, fique mais próximo do seu público, tenha publicidade gratuita e genuína e, claro, venda mais!

Lembre-se: Não há diferença entre o online e o físico, a Loja é única!

Não esqueça de compartilhar conosco as suas ações instagramáveis, combinado?!

Beijos

Lu

 

CRÉDITOS
Capa – Linhas em Coração: Unsplash – Karly Santiago
Imagem 1 – Meninas Fofocando: Unsplash – Ben White
Imagem 2 – MOIC: Arquivo VP
Imagem 3 – Starbucks: Arquivo VP
Imagem 4 – Urban Farmcy: Arquivo VP
Imagem 5 – Schutz: Arquivo VP
Imagem 6 – Iódice: Arquivo VP

POSTS NA SEQUÊNCIA