De uns tempos para cá, nos transformamos na “Geração das Selfies”. Tudo é motivo para tirar uma selfie!

Pode ser em fotos com os amigos, ou em viagens junto a um ponto turístico. Tem, inclusive, os casos extremos de selfies em situações inapropriadas e que mostram como isso virou uma moda, ou em alguns casos, um vício.

Até o polêmico “pau de selfie” surgiu para facilitar a vida de quem não pode deixar de tirar uma selfie para a eternidade (ou por 24 horas no Stories do Instagram)!

Quem nunca tirou uma selfie com o look do dia, com uma roupa nova, ou até mesmo para pedir um conselho sobre o look para um amigo(a)?

E é neste ponto que eu queria chegar! Uma selfie tem MUITO a ver com o varejo e a sua loja! Talvez, mais do que você imagina!

Como nosso canal é voltado para o universo do varejo, pensamos como as selfies podem se encaixar neste contexto e como obter melhores resultados com elas.

Para isso, elaboramos 5 Dicas Para Sua Loja Ter Resultados Incríveis A Partir Das Selfies.

#1 FAZER O CLIENTE SE IDENTIFICAR COM A MARCA

A #1 Primeira Dica é fazer o cliente se identificar com a marca através do manequim!

Olha só como fez a marca River Island, em Londres:

Manequim - River Island - Vitrine Perfeita
Manequim – River Island

 

São nestes pequenos detalhes que acontece uma conexão entre uma marca, neste caso uma marca jovem, e o seu público.

É impossível que alguém que goste de tirar selfies não se identifique com a marca e entenda que aqueles produtos expostos podem ser utilizados por ela.

Esse perfil de pessoa é o público-alvo para aquela marca!

Nós sabemos que um manequim tirando uma selfie é complicado de conseguir, mas você pode ser criativo e conseguir passar a ideia com um pouco de improviso e bom gosto.

Lembra do “pau de selfie”? Que tal levar ele para a vitrine da sua loja?

#2 INCENTIVAR OS CLIENTES A FAZEREM UMA SELFIE

A #2 Segunda Dica é incentivar os seus clientes a tirarem selfies no interior da loja!

A grande vantagem de selfies na sua loja é que a sua mensagem, os seus produtos e sua marca podem atingir pessoas que você nem imagina.

Todos os cuidados que você teve ao expor produtos na loja, ao cuidar dos mínimos detalhes para que a experiência do seu cliente seja a melhor possível podem ser percebidas por quem, efetivamente, não está dentro da loja.

Entende?

Para isso, você pode criar locais na loja para que as pessoas se sintam à vontade e lembrem de tirar selfies, seja com espelhos, ou até mesmo com um local específico para isso, como se fosse uma postagem de rede social (isso é um sucesso!).

Outra dica é colocar algum elemento que se destaque dentro da loja, por exemplo um letreiro em Neon, que está super na moda. As pessoas vão querer bater foto e postar isso nas redes sociais!

Selfie - Tweet - Vitrine Perfeita
Foto + Tweet
Selfie - Espelho - Vitrine Perfeita
Foto + Espelho

#3 PROPOR SELFIES DENTRO DO PROVADOR

A #3 Terceira Dica é propor selfies no provador da loja!

O provador da loja pode ser um local solitário.

Muitas vezes o cliente experimenta uma roupa e quer mostrar (Uau!!!) para mais alguém aquele look, em busca do incentivo final para a sua decisão de compra “$”.

Mas, nem sempre quem está dentro do provador tem alguém, esperando pacientemente do lado de fora, para compartilhar e dizer: “Ficou lindo! Você deveria comprar!”

Existem lojas, como a Tommy Hilfiger, que chegam a colocar um tablet dentro do provador para que a pessoa tire a selfie e poste nas redes sociais.

Ou casos mais simples (e muito criativos!), onde um adesivo colado no espelho do provador sugere que a pessoa tire uma foto. Esta é uma técnica utilizada pela Youcom, marca jovem do grupo Renner, por exemplo.

E é importante lembrar que este é mais um motivo para você cuidar da iluminação do provador da loja!

Selfie - Youcom - Vitrine Perfeita
Provador da Youcom
Selfie - Youcom - Vitrine Perfeita
Provador da Youcom

#4 FOTOS COM OS PRODUTOS

A #4 Dica é fazer as pessoas tirarem fotos com os seus produtos!

A ideia neste caso é incentivar que a pessoa tire uma selfie (ou qualquer tipo de foto) utilizando o seu produto! É mais uma maneira de espalhar a marca pelas redes sociais.

Esta ação é mais provável de acontecer logo depois que a pessoa fez a compra e está empolgada com a nova aquisição e a estreia do produto.

Neste caso, mais uma vez é necessário ser criativo. Uma ideia é oferecer brindes no ponto de venda para quem usa determinada hashtag, por exemplo.

Essa é a oportunidade da sua loja contar histórias (storytelling) de maneira genuína e ficar muito mais próxima dos seus clientes e dos seus futuros clientes também.

Ahhh… uma dica complementar: não deixe de interagir com as pessoas pelas redes sociais. Faça o relacionamento ser mais do que uma venda. Faça com que a experiência do cliente seja incrível!

#5 CRIE HASHTAGS #encantarparaatrair

A #5 Quinta e Última Dica é: Lembre-se de criar hashtags para que as pessoas coloquem nas postagens.

Primeiro deixa eu dar uma ideia bem geral do que é uma hashtag: é o famoso “jogo da velha”, utilizado nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) para categorizar os produtos.

Ou seja, se você colocar uma hashtag na sua postagem (por exemplo: #jeans ou #modaíntima), quando outros usuários procurarem por ela, a sua postagem vai aparecer.

Por isso, é muito bom ter hashtags genéricas, para que muitas pessoas possam ver o que você postou, mas o mais legal é você criar hashtags próprias!

Posso falar mais uma vez? SEJA CRIATIVO!

A Vitrine Perfeita, por exemplo, tem algumas hashtags próprias… faz o teste lá no Instagram: #encantarparaatrair, #vppelomundo e #minhavitrineperfeita!

As hashtags são tão impactantes hoje em dia, que as grandes marcas estão registrando as suas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Se a sua loja tem um slogan, de repente você já tem uma hashtag pronta. Explore isso!

Por exemplo: quando você lê #issomudaomundo, é provável que você lembre do Banco Itaú.

As selfies tem um poder incrível. Você pode passar uma imagem super atual, gerar conteúdo gratuito, criar uma interação com o cliente maior do que uma simples relação comercial e promover a sua loja para públicos e locais que você nem imaginava.

Espero que este post tenha te despertado para algumas ideias novas.

Quem gostou bate palma (e compartilha!) e pode até bater uma selfie com o post de hoje. =))

Beijos,

Lu

CRÉDITOS
Gifs: Giphy.com
Imagens: Arquivo VP

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