ERP - Vitrine Perfeita

Você considera a gestão do seu estabelecimento comercial eficiente? Segundo o SEBRAE, quase metade das empresas brasileiras não sabem precisar se dão lucro ou prejuízo, o que poderia ser facilmente resolvido com o apoio de um ERP para lojas.

Os chamados Enterprise Resource Planning (ERP), software para planejamento de recursos empresariais, em tradução literal, são sistemas que integram todas as áreas e processos da empresa em um único lugar. Com isso, é possível automatizando processos, armazenar informações e obter mais visibilidade do negócio.

Confira cinco motivos para você ter um em seu comércio!

#1 Facilita a gestão do estoque de sua loja

Você certamente já deve ter ouvido falar que “estoque parado é dinheiro parado”. Mais do que apenas produtos de entrada e saída, ele é parte integrante do capital de giro do negócio. Por isso, sua gestão adequada é fator determinante para os resultados da empresa.

Com o apoio de um ERP para lojas, é possível ter um controle mais eficiente dos ativos imobilizados do seu estabelecimento comercial. A partir de relatórios de vendas, por exemplo, você consegue identificar mais facilmente necessidade de reposições ou de criar ofertas para dar vazão aos produtos parados, otimizando os investimentos.

#2 Gera mais inteligência para a compra de mercadorias

Aliado ao benefício da gestão do estoque, um software ERP para lojas te ajudará a tomar decisões de reposição ou novas compras mais inteligentes. Isso porque, com o apoio de relatórios automatizados, você entenderá os produtos que têm maior demanda, bem como os que não são tão requisitados.

Além de investir na reposição de forma mais estratégica, evitando a compra de produtos com pouca saída, você ainda pode usar estas informações como poder de barganha juntamente aos fornecedores. Ao identificar consistência e volume na aquisição de produtos, certamente será mais fácil negociar valores mais baixos em seus pedidos.

#3 Controle as vendas atendendo a todos os controles fiscais

Com o apoio de um ERP para lojas, você conseguirá controlar todos os pedidos e ainda atender todas as questões fiscais – incluindo exigências estaduais e do município. Além disso, o sistema contribui, ainda, para a facilidade na emissão de notas fiscais eletrônicas, bem como para o cálculo de comissões para vendedores.

De forma integrada, será possível controlar devoluções de mercadorias ajustando o processo, automaticamente, ao estoque e controlar estornos, quando necessário.

#4 Acabe com o uso indiscriminado de planilhas financeiras e amplie a sua lucratividade

Com um ERP para lojas você minimiza o retrabalho nos controles financeiros, além de reduzir o tempo gasto tanto na gestão da rotina quanto sob a necessidade de analisar alguma informação.

Os fechamentos diários e mensais são realizados automaticamente, já que os dados são atualizados em tempo real à medida com que todas as atividades da empresa são realizadas. Isso inclui também as facilidades geradas pela integração bancária que os melhores produtos oferecem.

As contas a pagar, a receber e o fluxo de caixa deixam de ser uma dor de cabeça para se tornar uma ferramenta de inteligência para a tomada de decisões no negócio.

#5 Um ERP para lojas físicas pode também ser integrado às virtuais

O comércio eletrônico ganha mais força a cada ano. Segundo o Ebit, em 2018 é esperado o crescimento entre 12 e 15% nesta modalidade, quando comparado ao ano anterior. Além disso, a expansão do seu comércio para o ambiente digital propicia o aumento das vendas, já que permite uma maior abrangência de mercado.

Ao contar com um bom ERP para lojas, você conseguirá integrar as operações, os processos e as informações de ambas as frentes. Além de facilitar a gestão eficiente do seu negócio, você também encontra facilidade em expandi-lo, ampliando a sua lucratividade!

Software de gestão é investimento no negócio

É preciso considerar que um sistema de gestão integrado deve ser visto como um investimento. A otimização e automatização de processos impacta não apenas nas questões diretas do negócio, como as que foram citadas, mas também no ganho de produtividade, eficiência e precisão.

Além disso, ao contratar um software ERP para lojas, você terá um sistema pensado para atender as reais necessidades dos lojistas, levando em consideração as rotinas e processos conforme cada fase do negócio.

Ainda não conta com as facilidades de ter sistema de gestão especializado, como um ERP para lojas? Conheça o Cake ERP! Simples, intuitivo e acessível, ele acompanha o crescimento do seu negócio junto a você!

 

Esse artigo foi elaborado pela equipe do Cake ERP.

POSTS NA SEQUÊNCIA