Assista o vídeo abaixo:
Vale a pena explorar o conceito de best seller no varejo?
A resposta chega a ser óbvia: SIM!
Mas, então por que muitas lojas físicas não aproveitam para explorar os seus produtos mais vendidos (best seller)?
Na nossa visita a Nova Iorque para o Big Show da NRF, maior feira de varejo do mundo, conhecemos a Amazon 4-Star, a nova loja física da gigante do mundo online.
Esta loja, localizada no bairro do SoHo, vende somente produtos que tem uma avaliação de pelo menos 4 estrelas no site da Amazon e os produtos são agrupados em seções específicas, da mesma forma que acontece no online.
É possível aprender algumas coisas sobre loja física com a Amazon e neste post eu vou contar para você as principais sacadas que tivemos por lá.
#1 O PODER DO BEST SELLER
Você certamente já tomou alguma decisão (ou muitas decisões) baseado numa lista de produtos mais vendidos.
O exemplo mais comum talvez sejam as livrarias, onde somos influenciados a comprar os livros mais vendidos. Não por acaso, a Revista Veja, por exemplo, publica semanalmente uma lista dos livros, que acaba sendo referência para muitos leitores em busca de novidades.
Este conceito de best seller ficou ainda mais forte com o crescimento das lojas online.
Muitos sites colocam listas de mais vendidos ou apresentam a quantidade vendida para ajudar os consumidores a decidirem a favor da compra.
O pensamento é o seguinte: “Se muita gente comprou, deve ser bom!”.
É a mesma coisa que acontece quando você passa em frente a um restaurante e vê uma fila grande. Provavelmente ele seja melhor do que o restaurante próximo que está vazio.
Portanto, aproveite este conceito de best seller e aplique hoje mesmo! Tenha pelo menos uma “Área Best Seller” na sua loja física e coloque ali os produtos mais vendidos, o que certamente vai atrair consumidores indecisos e facilitar o processo de venda.
#2 A IMPORTÂNCIA DE OUVIR O CLIENTE
Parece mentira, mas até algum tempo atrás era muito difícil ouvir opiniões sobre produtos ou experiências.
A internet deu voz a todo mundo! Hoje qualquer pessoa pode avaliar uma compra e dar sua opinião genuína (boa ou ruim) sobre a experiência, o que vai influenciar diretamente na decisão de compra dos outros clientes.
Pense comigo: Ao reservar um hotel, você escolheria ficar em um hotel 5 estrelas, mas que pelos usuários recebeu muitas críticas e uma avaliação de 3 estrelas? Ou em um hotel 3 estrelas, que tivesse sido avaliado pelos usuários com 5 estrelas e tivessem muitos comentários positivos e recomendações?
A opinião dos clientes pode ser obtida diretamente no site, como acontece na Amazon e Mercado Livre, por exemplo, ou ser facilmente encontrada em sites externos como o Reclame Aqui.
No caso anterior, da lista dos best sellers, temos uma prova social de que um produto é bom ou não. Já quando o depoimento vem diretamente de um cliente, temos uma prova direta.
Estes são gatilhos mentais, muito usados no marketing que, se forem utilizados juntos são extremamente eficazes.
Portanto, além de reunir os produtos mais vendidos (best sellers) na sua loja, coloque depoimentos reais de clientes que usaram e aprovaram os seus produtos para ajudar novos clientes a comprarem com mais segurança.
#3 A LOJA É ÚNICA
Já ouvimos muitas vezes os céticos profetizarem: “As lojas físicas vão acabar e o mundo online vai dominar o varejo!”.
Dá para entender este medo, pois o online cresce a cada dia. Mas será mesmo que ele será capaz de substituir por completo a experiência da loja física?
Na nossa opinião, não! A loja física não vai acabar.
Ou melhor: A loja física que estiver atualizada não vai acabar! E neste caso, estar atualizada significa cuidar da experiência do cliente e usar o digital para impulsionar o físico.
Quando um movimento online >>> offline acontece, como no caso da Amazon e de muitas outras empresas/marcas que começaram no digital e aos poucos criaram suas lojas físicas, isso fica ainda mais claro.
Vale lembrar que a Amazon decidiu abrir lojas físicas para vender livros (Amazon Books), comprar a rede de supermercados Whole Foods em uma operação avaliada em US$ 13,7 bilhões, abrir um supermercado sem caixas para pagamento (Amazon Go) e abrir uma loja com os best sellers (Amazon 4-Star).
Mas, por que a Amazon estaria investindo fortunas no varejo físico se ele vai acabar?
Pois é, a loja física não vai acabar.
Porém, isso não significa que você pode se acomodar. Muito pelo contrário!
#4 VITRINE FÍSICA PARA A LOJA ONLINE
Se você parar para pensar, a Amazon parece ter ido na contramão do movimento natural que acontece no varejo atualmente.
É mais comum vermos novas lojas online, criadas a partir de marcas consagradas do offline.
No caso da Amazon 4-Star, fica clara a intenção de usar a loja física como vitrine para o online. Até porque tudo é vitrine!
A intenção é ampliar a experiência do cliente, já consagrada no mundo online, na sua loja física. No entanto, foi possível perceber que a Amazon, apesar de ser esta potência incrível, ainda é iniciante no varejo físico.
O visual merchandising e a experiência da loja física deixaram um pouco a desejar. Porém, consideramos completamente aceitável! O importante é valorizar as novidades que ela tem a nos ensinar, como expor os depoimentos dos clientes, usar os best sellers, e unir as experiências do mundo físico e digital.
#5 VITRINE ONLINE PARA A LOJA FÍSICA
E quanto ao movimento natural físico >>> online?
Hoje em dia, quem não usa as redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp) para atrair clientes para a loja e aumentar as vendas está perdendo tempo!
Você já percebeu que a Loja é Única = Loja Física + Loja Online.
E assim como existem problemas na hora de montar vitrines físicas (como eu acabei de comentar sobre a Amazon), nós percebemos que muita gente tem dificuldades na hora de expor os produtos nas redes sociais e acabam perdendo vendas por isso.
Nós identificamos os 20 principais erros cometidos nas vitrines online e concluímos que existem 3 critérios para fazer uma imagem se destacar: Composição de Cenário, Exposição de Produto e Fotografia.
Quer saber como tornar sua Loja Única, se destacar nas redes sociais, conseguir mais clientes e aumentar as vendas em até 40%?
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E lembre-se: TUDO É VITRINE!
Beijos!
Luiza