O Visual Merchandising é uma estratégia de varejo que pensa na exposição dos produtos dentro da loja, criando uma imagem positiva, capaz de chamar a atenção dos clientes e estimular a decisão de realizar uma compra de forma natural.

O Visual Merchandising cria uma atmosfera na loja que gera identificação entre a marca e o cliente.

Pode até parecer, mas estão muito enganados aqueles que acham que o Visual Merchandising é uma técnica complicada, ou que trata apenas da venda de mercadorias.

O Visual Merchandising vai muito além disso, porque cuida da atmosfera que envolve o cliente e os produtos dentro da loja, além da sua experiência durante todo o processo de compra.

Ou seja, é possível expor seus itens de forma organizada, harmoniosa, agradável e criativa. Tudo isso, é claro, sem esquecer dos resultados: as VENDAS!

Depois que você conhecer mais sobre este universo vai concordar comigo! Pode apostar! E é por isso vamos mostrar qual a visão que a Vitrine Perfeita tem sobre o Visual Merchandising.

Primeiro, vamos falar da importância e da razão de usar nas técnicas de Visual Merchandising e depois queremos que você entenda como acontece a conexão entre o cliente e a loja.

IMPORTANTE: você precisa se imaginar como se fosse o seu cliente!

Ou seja, você precisa passar pelas experiências que propõe, pelos ambientes da loja e saber como funciona a jornada do consumidor.

“SE VOCÊ NÃO CUIDAR DOS SEUS CLIENTES,
ALGUÉM O FARÁ PARA VOCÊ.”
Ricardo Jordão Magalhães.

Vem comigo!

A primeira pergunta que eu te faço é: Por que criar uma atmosfera pensada pelas técnicas de Visual Merchandising?

Bom… para começar, uma loja onde as pessoas (clientes) se sentem bem, tende a ter um maior número de vendas.

Este é um dos resultados que o Visual Merchandising traz para dentro de um espaço. Neste caso, estamos falando do ponto de venda: a loja.

O Visual Merchandising faz com que o tempo de permanência do cliente seja maior dentro da loja, o que acontece porque o cliente se sente confortável e identificado com aquele espaço e, por consequência, com os produtos.

Tudo o que dono da loja precisa, não é mesmo?

É assim, com essa permanência e sentimento positivo que o cliente sente dentro da loja, que começam as pequenas e importantes conexões entre uma marca e o cliente.

visual merchandising - conexão marca cliente - I02

#1 OS CINCO SENTIDOS E A CONEXÃO ENTRE CLIENTE E MARCA

De que forma uma atmosfera positiva e agradável se conecta com um cliente?

O primeiro passo é estimular os 05 sentidos! Eles são a porta de entrada para envolver uma pessoa e permitir que ela se encante com uma marca, uma loja e até um produto. Esta relação acontece de forma natural, pois os sentidos estão intimamente ligados ao sistema nervoso e sensorial.

visual merchandising - sentidos - I03

Agora pense que cada cliente possui CINCO possibilidades de ser envolvido. Imagine um ponto de vendas que faça o cliente sentir as seguintes sensações:

  1. VISUAL: Uma vitrine que conte uma história, exponha os produtos de forma criativa e valorize as cores;
  2. TÁTIL: Ao entrar na loja tem-se contato com o produto, o cliente sente prazer e tem suas expectativas correspondidas;
  3. AUDITIVA: A música envolve o cliente e permite que a identificação seja fácil, por despertar a sua memória;
  4. OLFATIVA: Através de um cheiro, você pode fazer a pessoa lembrar da sua própria loja ou marca (há lojas que vendem sua própria fragrância!).
  5. GUSTATIVA: quando é possível oferecer um café/água (e demais possibilidades) ou algo para comer ao cliente.
“NÃO SE PODE CRIAR EXPERIÊNCIA.
É PRECISO PASSAR POR ELA.”
Albert Camus

Permanecer em uma loja que proporcione este tipo de experiência é cada vez mais importante. Afinal, é fundamental fazer com que a identificação entre cliente, marca e loja aconteça.

Ao fazer uso dos cinco sentidos, você toca o coração das pessoas e isso faz com que a loja se torne uma lembrança positiva para elas. Ou seja, a loja passa de um ponto de venda (PDV) para um ponto de experiência (PDX).

#2 A HISTÓRIA DO VISUAL MERCHANDISING E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING

Além de ter uma relação direta com os sentidos, o Visual Merchandising também é uma estratégia de Marketing, ou seja, uma estratégia de comunicação.

“MARKETING É A CIÊNCIA E A ARTE DE EXPLORAR, CRIAR E ENTREGAR VALOR PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES DE UM MERCADO-ALVO COM LUCRO.”
Philip Kotler

Perceba que o Marketing entende quais são as necessidades que um determinado público possui e, através da comunicação, valoriza as características que interessam a um determinado tipo de público.

A partir desta linha estratégica, o Visual Merchandising expõe os produtos na loja de forma que o valor destes tenha ainda mais destaque.

Neste caso, valor não significa preço. Significa qualidade, importância, relevância e significado aos olhos do cliente.

Juntos, Marketing e Visual Merchandising, têm como objetivo melhorar a experiência do cliente, fortalecer a imagem da marca, e consequentemente, aumentar as vendas.

Como você pode imaginar o Marketing existe há muito tempo. Na verdade, ele surgiu por volta de 1450, quando foi criada a prensa tipográfica de Gutenberg, que revolucionou a comunicação.

Já o Visual Merchandising, é um conceito mais recente, apesar de não ser tão novo assim.

Pode-se dizer que o Visual Merchandising surgiu nos anos 40, com as grandes lojas de departamento da Europa, como a Le Bon Marché e Selfridges, que atualmente é uma das mais conhecidas por causa do seriado que conta sua história.

Depois disso, o conceito de Visual Merchandising se expandiu para os Estados Unidos com lojas como Bloomingdales e Macy’s, por exemplo.

visual merchandising - loja - I04

Le Bon Marché em 1940.

O que é curioso é que o Visual Merchandising se estabeleceu a partir do momento em que estavam acontecendo muitas mudanças, tanto na sociedade como na tecnologia.

Tenho esta certeza porque antigamente a organização das lojas, a exposição e até mesmo a variedade de produtos eram completamente diferentes do que temos hoje.

A partir do momento em que as novas alternativas foram surgindo no mercado, com mais opções para os clientes, surgiu a necessidade de mostrar mais e de permitir que o cliente chegasse mais perto, entrando em contato direto com os produtos.

Antigamente este contato direto não era permitido. As lojas funcionavam quase como um museu, onde os produtos podiam ser vistos somente à distância.

Ou seja, completamente diferente da realidade que temos hoje!

Quanto às questões tecnológicas, os grandes planos de vidro começaram a surgir nos 40, o que possibilitou que as vitrines entrassem em cena.

Antes disso, as lojas indicavam que estavam abertas colocando os produtos nas calçadas.

A partir deste avanço, novas possibilidades começaram a surgir!

Como os produtos já estavam expostos, além de ser possível exibi-los para as pessoas enquanto a loja estava aberta, o mesmo passou a acontecer durante a noite, quando as vitrines começaram a receber iluminação.

E se você já desconfiava… Sim! O Vitrinismo está intimamente ligado ao Visual Merchandising, sendo uma de suas principais vertentes. Afinal de contas, a vitrine é o primeiro contato entre o cliente a loja.

Curso Completo Vitrine de Sucesso

Descubra Como Multiplicar As Vendas Da Sua Loja Com Uma Vitrine Perfeita

Minicurso Básico Gratuito Vitrine de Loja

Descubra Como Transformar A Vitrine De Loja Em Um Ímã Para Atrair Clientes E Vender Mais

#3 O AVANÇO DO VISUAL MERCHANDISING

Aqui no Brasil, o Visual Merchandising vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos por duas razões muito simples:

A primeira é que cada vez mais as pessoas querem e precisam ser envolvidas na experiência de compra. Afinal de contas, este é o maior diferencial que as lojas físicas possuem em relação às lojas online.

Esta necessidade está cada vez mais presente no varejo, pois a loja passou a ser um ponto de relação direta entre a marca e o cliente.

“O ATENDIMENTO AO CLIENTE REPRESENTA O CORAÇÃO DE UMA MARCA NO CORAÇÃO DOS CLIENTES”
Kate Nasser

Já a segunda é que as pessoas passaram a conhecer a cultura criada pelo Visual Merchandising.

A chegada de marcas internacionais, além do acesso à internet que permite buscar qualquer tipo de informação, permitiu o contato direto dos clientes com este tipo de assunto.

Os consumidores, portanto, começam a perceber as ações de Visual Merchandising como algo natural e esperam por isso.

Mesmo que inconscientemente, os clientes passam a considerar as ações de Visual Merchandising durante o processo de compra.

O que, eu confesso, acho incrível!

Afinal de contas, qualquer pessoa prefere entrar numa loja bem organizada, com um bom atendimento e encontrar aquilo que procura, não é mesmo?

 

#4 MAS E AGORA? COMO FAÇO PARA PERCEBER SE MINHA LOJA TEM OU NÃO VISUAL MERCHANDISING?

 

Para responder esta perguntinha mágica, sugiro o seguinte: Observe sua loja com olhar de quem entra nela pela primeira vez.

Isso pode não ser muito fácil, até porque muitas coisas acabam virando paisagem com a rotina, mas acredite em mim: é uma prática reveladora!

Falo isso com segurança, pois esta era uma das minhas atividades quando trabalhei em um Shopping Center na minha cidade natal.

“FAÇA ISSO PELO SEU NEGÓCIO: PASSE 1H OBSERVANDO SUA LOJA DO LADO DE FORA.”
Caio Camargo

Não tenha medo, caso você perceba que possui algumas coisinhas para alterar. Isso é absolutamente normal, afinal de contas, a loja está em constante mudança e precisa sempre de uma atenção especial!

Ao observar a loja com um olhar crítico, você vai conseguir fazer as mudanças que seu cliente vai perceber ao entrar na loja.

Tem um truque aqui!

Como falamos antes, este olhar do cliente não pode ser feito de qualquer maneira. Ele deve seguir a jornada do consumidor, que nada mais é que o processo de compra feito pelo seu cliente.

Existe um roteiro que seu cliente segue, mesmo sem perceber, desde o momento em que ele vê a necessidade de compra, pesquisa sobre o que precisa comprar, faz a escolha do local, compra o produto e, por fim, faz a avaliação pós-venda.

Já pensou quantos fatores influenciam o cliente neste momento, que vão além da sua loja?

Pois bem, sugiro que você comece analisando os aspectos físicos externos:

  1. Fachada
  2. Vitrine

No interior da loja, olhe também para a parte física:

  1. Displays e mobiliários
  2. Exposição de produtos
  3. Corredores
  4. Iluminação
  5. Sonorização
  6. Provadores
  7. Comunicação visual

Existem outros aspectos que não são físicos, mas que influenciam igualmente no processo de compra:

  1. Tempo de espera
  2. Atendimento
  3. Formas de pagamento
  4. Pós –venda

Passando por toda a jornada do consumidor, você terá uma noção exata de como você está utilizando as técnicas de Visual Merchandising dentro da loja e influenciando (ou não) na compra do cliente.

É com essa visão que você vai perceber quais são os pontos de atrito que precisam ser melhorados com urgência, e os que precisam de um planejamento maior para serem aprimorados.

É possível já criar uma estratégia de como melhorar cada aspecto, fazendo com que as técnicas de Visual Merchandising deem resultado (VENDAS!).

Nós da Vitrine Perfeita, inclusive, elaboramos uma planilha voltada a orientar este processo de auto avaliação. Este material tem como objetivo direcionar o seu olhar, para que você veja a sua loja com o olhar de um profissional de Visual Merchandising. Mostramos detalhadamente os aspectos que eles analisam ao entrar na loja para fazer uma avaliação inicial, e posteriormente, indicar as intervenções necessárias.

Vale repetir, pois isso é muito importante: As percepções e desejos que devem ser correspondidos são os do seu cliente!

Por isso que é tão importante traçar exatamente o perfil do cliente para saber quais são as expectativas a serem atendidas (e superadas!).

 

visual merchandising - perfil do cliente - I07

#5 O MÉTODO DA VITRINE PERFEITA: VOCÊ PODE LUCRAR AINDA MAIS!

Sabendo que o universo do varejo é rápido e vive em constante mudança, a Vitrine Perfeita criou um Método que engloba todo o Visual Merchandising, com o objetivo de ajudar quem vive este dia a dia tão intenso!

O objetivo do Método da Vitrine Perfeita é tornar os conceitos de Visual Merchandising mais aplicáveis e melhorar a experiência do cliente, que é o segredo do sucesso!

Foi assim que surgiu o VOCÊ PODE LUCRAR AINDA MAIS!

VOCÊ – Vitrine
PODE – Produto
LUCRAR – Loja
AINDA – Atendimento
MAIS – Marca

Ele é composto por 5 palavras-chaves, ou como preferimos, 5 fundamentos essenciais no mundo do varejo.

Para atingir o resultado desejado, todos os fundamentos precisam ser muito bem cuidados a fim de garantir que a experiência do cliente seja a melhor possível, da mesma maneira como fazem as grandes marcas!

Ao cuidar de cada um dos fundamentos, você estará caminhando na direção certa. Você estará melhorando a experiência do cliente e indo ao encontro do sucesso!

Faça uma analogia com a roda de uma bicicleta: Imagine que cada fundamento é uma das hastes da roda e que, portanto, todas devem ser fortes o suficiente para fazer a roda girar.

visual merchandising - fundamentos - I08

Os fundamentos do Visual Merchandising são os responsáveis por fazer a sua loja progredir e ser bem-sucedida. Não adianta esquecer um dos fundamentos e tentar fazer a roda girar… vai ser mais difícil de se mover e, quem sabe, você não sairá do lugar.

A partir de agora, nosso compromisso ao longo do tempo é mostrar que Você Pode Lucrar Ainda Mais! com o Visual Merchandising, fazendo uso do nosso Método.

Com base em cada fundamento, vamos abordar os assuntos mais importantes para o varejo de moda, apontar os principais problemas que afetam o dia a dia das lojas de vestuário, calçados e acessórios, e trazer soluções baseadas nos conceitos do Visual Merchandising, para ajudar você a melhorar os resultados e lucrar ainda mais.

Tudo tem relação com o objetivo maior da sua loja: A EXPERIÊNCIA POSITIVA DO SEU CLIENTE!

Conte com a Vitrine Perfeita! Estamos aqui para gerar conteúdo que colabore com o crescimento do seu negócio e que ajude a divulgar os conceitos de Visual Merchandising para que mais e mais pessoas possam se beneficiar com isso.

Tudo da forma mais simples e descomplicada possível!

A la Vitrine Perfeita!

 

CRÉDITOS
Gif 5: Giphy
Imagem 7: Pixabay

POSTS NA SEQUÊNCIA