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Destacar sua marca no disputado mercado de varejo não é uma tarefa fácil. É preciso sempre acompanhar as novidades, ser criativo e, principalmente, atender às demandas do público.

Para ajudar nesse processo, fomos conferir as opções apresentadas no Big Show da NRF, a maior feira de varejo do mundo, que aconteceu em Nova Iorque. E teve algo que nos chamou muito a atenção: a união entre arte e design na decoração de lojas e vitrines.

Pode parecer complicado, mas isso é, na verdade, algo muito mais simples do que você pensa. Venha conferir com a gente!01 - Art Neon - Vitrine Perfeita

A TENDÊNCIA

Unir arte e design no varejo é uma forma de sair do tradicional. Mais do que produzir um espaço agradável para o cliente ou criar vitrines atrativas, aqui o importante é ir além do previsível.

Esse movimento começou há alguns anos, quando diversas marcas buscaram formas diferentes de se apresentar aos clientes.

Nessa reinvenção, surgiu a ideia de levar a arte e o design para varejo e o movimento foi bem recebido pelo público, o que fez com que ele se espalhasse. Hoje, lojas e vitrines de todo o mundo apresentam muito bem esta união.

Um dos exemplos mais interessantes que visitamos é a loja da marca Prada, que apresentou uma exposição de mobiliário de designers brasileiros dentro da sua loja no Miami Design District.

02 - Loja - Vitrine Perfeita

E então, ainda está na dúvida sobre usar ou não esta tendência na sua loja?

Para ajudá-lo a decidir, apresentamos três boas razões para você unir ARTE, DESIGN e VAREJO hoje mesmo!

#1 OPORTUNIDADE DE SER ÚNICO

No varejo, destaque é tudo!

Uma vitrine bem montada, uma loja bem decorada e uma coleção pensada para o público são fatores essenciais para o sucesso. Porém, é preciso ir além.

Neste caso, trazer arte e design para o varejo é uma forma de personalizar a sua loja, imprimir sua marca e destacar-se na multidão.

Uma vitrine com quadros compondo e interagindo com os produtos, por exemplo, é um excelente atrativo para os clientes. É impossível passar na frente da loja e não parar para dar aquela olhadinha.

Você pode fazer parcerias com artistas locais para criar peças ou intervenções exclusivas para sua loja. Isso vale tanto para uma coleção de produtos ou para o espaço em si.

No Bate-Papo com a artista plástica Heloisa Maia falamos bastante sobre este assunto e a importância que ele tem para fazer a loja se destacar.

O segredo é a exclusividade. O cliente deve ser envolvido e conquistado. É na loja que o contato com a marca se estabelece de forma mais forte. Por isso, criar um ambiente com um design diferenciado é muito bem-vindo.

O desejo é diferenciar sua marca das demais e, assim, elevar seus produtos em relação aos da concorrência. É uma declaração aberta com o público que mostra ousadia e, ao mesmo tempo, reforça a identidade da marca.

Além disso, quando algo é exclusivo, não é possível comparar. Ou seja, é possível aumentar a margem e a rentabilidade com produtos personalizados e exclusivos.

03 - Pintura Heloisa Maia - Vitrine Perfeita

#2 ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS DENTRO DA LOJA

Unir arte, design e varejo também é uma ótima maneira de gerar marketing espontâneo e aumentar a interação dos clientes com a marca.

Uma opção fácil e simples de conseguir isso é a realização de eventos na sua loja. Essa é uma oportunidade única de trazer o cliente à loja em um momento diferente.

Esse tipo de ação é bastante simples. A ida de um estilista, de um designer ou de artistas que colaboraram em uma coleção já é o suficiente e trará resultados imediatos.

Outra possibilidade é a realização de exposições de arte dentro das lojas. Aqui, vale a pena contar com artistas da sua região (pode haver ou não a venda das obras durante a exposição na loja).

O evento em si já é suficiente para atrair a atenção e a presença do público, o que aumenta a visibilidade tanto da loja quanto dos artistas. É um efeito ganha-ganha!

Uma terceira opção é realizar algum tipo de intervenção na loja. Neste caso, pode ser algum artista plástico criando peças de decoração exclusivas, um grafiteiro decorando as paredes da loja ou a vitrine, etc.

É importante que as ações estejam de acordo com o perfil do público alvo da marca. Caso contrário, você pode acabar criando um efeito contrário do esperado e afastando seus clientes.

Todas essas ações são oportunidades de geração de conteúdo genuíno nas as redes sociais. Por isso, crie hashtags (#) para o evento, faça divulgação prévia e deixe que o público se encarregue do resto.

Atualmente, manifestações artísticas ou decorações chamativas são sérios candidatos a serem divulgados espontaneamente.

Ou seja, agregar arte, design e varejo permite não apenas um aumento do alcance da loja, como também uma interação com o público. Não esqueça de utilizar sua vitrine para convidar a todos para esses eventos.

04 - Feira imagem aérea - Vitrine Perfeita

#3 AUMENTO DAS POSSIBILIDADES DA MARCA

Antes de inserir arte e design na sua loja, é preciso planejamento para que as ações estejam em harmonia com a identidade da marca.

Isso quer dizer que, ao fazer essa ação, você deve, antes de tudo, se perguntar o que agrada seu cliente. Respondendo esta pergunta, você conseguirá pensar em quais elementos do design e da arte casam bem com a sua proposta.

Apenas para dar uma ideia, você pode convidar artistas para produzirem e/ou venderem suas criações em seu espaço.

Ou seja, você pode organizar uma mini-exposição de quadros, peças de decoração, produtos estilizados, etc.

Isso irá fazer com que sua loja aumente seu leque de produtos disponíveis, o que irá atrair mais clientes para seu estabelecimento. Uma vez estando no seu espaço, eles terão a oportunidade de conhecer seus produtos, o que é uma ótima oportunidade para que estes clientes realizem compras por impulso ou não planejadas.

Por isso, é essencial que o produto artístico oferecido esteja em linha com o perfil dos seus clientes. Caso contrário, você pode ter um grande movimento em sua loja, sem que isso seja convertido em vendas.

Mas, caso você não queira realizar venda de outros produtos, uma outra opção muito interessante é oferecer aos clientes lembranças e mimos que estejam expostos na loja. Pode ser um mini-quadro, uma flâmula, enfim, qualquer produto que possa encantá-los e gerar uma sensação positiva de surpresa.

Você pode usar essa tática para diversos fins, tais como:

  • Aumentar suas vendas, oferecendo os artigos para quem efetuar compras acima de determinado valor;
  • Fidelizar clientes, oferecendo mimos para aqueles mais antigos;
  • Aumentar a rotatividade na loja, presenteando quem trouxer ou indicar amigos;
  • Divulgar a loja nas redes sociais, sorteando brindes para quem compartilhar postagens sobre a loja.

Uma ideia interessante é trazer à cena objetos que podem ter sido utilizados como inspiração para a coleção ou que, de alguma forma, apresente alguma ligação com sua marca.

Lembrando que é muito importante que essas ações não fiquem concentradas somente no interior da loja! Utilize sua vitrine para chamar a atenção e para informar às pessoas sobre o que elas podem encontrar em seu estabelecimento.


05 - Mulher segurando coração - Vitrine Perfeita

LEMBRE-SE: O FOCO É A SUA MARCA

Ao adotar essa estratégia, como em qualquer outra intervenção, é importante ter cuidado para não se perder.

O design e a decoração da loja devem estar sempre alinhados com a imagem da marca. Ou seja, é muito importante que as ações desenvolvidas mantenham a essência e a identidade.

Assim, é possível agregar valor e atrair e conquistar clientes. Mais do que seguir as novidades, é importante adequá-las à sua realidade.

Por isso, não se esqueça de dedicar tempo ao planejamento. Dessa forma, é possível trabalhar com arte, design e varejo de forma eficiente e natural.

E não deixe de levar em conta seu espaço físico. Ele é um fator fundamental para determinar como, quando e onde você irá empregar ações voltadas à arte e design em sua loja.

Beijos

Lu

CRÉDITOS
Capa: Arquivo VP
Imagem 1 – Neon: Unsplash – Julie Laiymani
Imagem 2 – Loja: Fashionnetwork
Imagem 3 – Pintura: Heloisa Maia
Imagem 4 – Feira: Unsplash
Imagem 5 – Mulher Segurando um Coração: Unsplash – Sharon McCutcheon

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