Assista o vídeo abaixo:
Aposto que quando você vai ao cinema, fica maravilhado, né?
Tem todo aquele processo de chegar ao cinema, comprar o ticket, sentir o cheiro de pipoca (que muitas vezes não se pode resistir a tentação: doce ou salgada?), entrar na sala de cinema e percorrer aquele caminho escuro que te transporta para outros universos.
Cada filme é uma história que gera emoções diferentes!
Agora entre numa loja! Esta mesma sensação que acontece quando você vai ver um filme, pode e DEVE acontecer!
É claro que só queremos filmes positivos que tragam alegrias e encham o coração dos clientes de amor!
Mas, e como fazer isso?
A resposta é Visual Merchandising que nada mais é do que ambientação da loja e influencia diretamente na decisão de compra do cliente!
Já escrevemos sobre isso aqui: O QUE É VISUAL MERCHANDISING E COMO VOCÊ PODE LUCRAR AINDA MAIS!
O cliente precisa entrar neste universo e se identificar! Claro você não precisa pendurar um elefante decorado no meio da loja para ambientar ela, mas elementos que ajudem a conectar a sua marca com o seu cliente são essenciais!
E quais foram as últimas tendências vistas na NRF? Temos aqui bons exemplos!
Exemplo #1 Innisfree
Um lugar fresco, com barulho de água, temperatura agradável e cheio de verdes! Esta é a proposta da marca sul-coreana Innisfree para as suas lojas!
Quando você entra nelas, a ambientação da loja faz você ter certeza de que está no meio de uma floresta. Pelo menos este é o relato que a arquiteta Marcela Martins, da Quieromais!, contou no evento de pós-NRF!
A loja acontece no meio de vegetações e as cores são os elementos que orientam e organizam todos os produtos expostos. Assim, fica bem mais fácil de encontrar cada os produtos e saber para que cada um deles serve.
Exemplo #2 Dear Drew
A partir de agora, todos podemos dizer que já fomos na casa de um ator de Hollywood!
Sem medo!
Basta conhecer a Dear Drew, onde a ambientação da loja foi feita pela atriz Drew Barrymore e grande parte da mobília presente na loja é do seu apartamento.
Esta é uma loja que empodera as mulheres (este é um assunto muito falado atualmente!) e que possui preço bem acessível.
Era tudo o que a atriz queria e conseguiu: os preços vão de 28 a 248 dólares e é possível encontrar roupas e acessórios com a cara e estilo da atriz!
Sobre a loja, como ela mesma diz, eles pegaram uma caixa branca e transformaram no universo dela! É um local romântico, mas que ao mesmo tempo transparece atitude e isso é percebido no uso de cores, no papel de parede e claro, no mobiliário!
Exemplo #3 The Apartment By The Line
Essa novidade quem nos trouxe foi o Edmour Saiani, da Ponto de Referência!
Será que entramos em um apartamento ou em uma loja?
Bem que este exemplo poderia estar no nosso post NOVOS NEGÓCIOS: SERÁ MESMO UMA LOJA?, porque com certeza essa é uma pergunta que todo mundo faz!
Agora pare e pense: cada apartamento possui uma ambientação de acordo com o dono, certo? A ambientação da loja deve seguir o mesmo processo, com o detalhe que ela deve seguir os gostos e preferências dos seus clientes!
No caso da The Apartment By The Line, a loja funciona exatamente como um apartamento, onde são convidados designers para expor seus produtos, como se uma pessoa estivesse vivendo ali!
TUDO o que está exposto está à venda!
OK! E na minha realidade?
A SOUQ é uma marca que existe de 2014 e é coordenada pela Traudi Guida e seu filho, Bento Guida. Se você não conhece, ela foi uma das criadoras da marca Le Lis Blanc.
A visita para os amantes de Visual Merchandising, como eu, é obrigatória!
Por quê?
A ambientação da loja é como os bazares árabes. É impecável!
Inclusive, foi daí que o nome surgiu! É um lugar onde você encontra de tudo, desde objetos de decoração, até roupas e acessórios femininos.
Quando você entra na loja, se sente no Oriente Médio. Não só pela grande variedade, mas também pelo primor na exposição dos produtos. Não há quem não se encante com o aroma da loja (que por sinal é um item que está à venda) e também não se identifique com pelo menos um cantinho da loja, pois ela tem todos os estilos em um só espaço!
É no detalhe que a Traudi Guida consegue conquistar seu cliente. O mobiliário valoriza o produto e a coordenação de cores e usos de cada produto é pensada para ajudar o cliente a entender a loja e fazer as suas escolhas. Como nos bazares, o uso de cores e estampas acontece de forma intensa.
E você? Conta para gente:
Beijos
Lu
Ps.: Você viu o vídeo do YouTube falando sobre isso?!?