Assista o vídeo do YouTube logo abaixo:
A cor do ano 2019 chama-se Living Coral.
Ela foi escolhida pela Pantone há algum tempo e pode até não ser mais tããão novidade assim… mas nós estamos aqui para mostrar exemplos de como você pode usar a Living Coral na sua vitrine!
Na nossa modesta opinião, a Pantone mandou bem demais na escolha. A cor do ano 2019 é simplesmente maravilhosa!
Antes de mais nada, vale lembrar que o significado das cores é muito importante, pois elas mexem com nosso subconsciente e com as nossas emoções.
Isso é especialmente importante no varejo, uma vez que as nossas decisões são tomadas primeiro no campo das emoções e só depois a razão confirma o que, bem lá no fundo, já havíamos decidido.
E quando o assunto são cores, a Pantone é referência mundial.
O primeiro sistema de cores desenvolvido pela empresa americana foi em 1963, criando uma numeração para as cores e permitindo que houvesse padronização na hora de pesquisar e escolhê-las.
Sim, é muita história e credibilidade no assunto!
Inclusive, essa não é a primeira vez que falamos deles. Já escrevemos sobre a cor do ano Pantone de 2017 e 2018, além dos nossos Guias Super Especiais, com aplicações práticas das cores que estão em alta nas estações, que você pode ver na parte de Conteúdos Gratuitos.
E qual o principal motivo de escolher uma cor do ano?
A equipe da Pantone pesquisa constantemente por tendências em todo o mundo, nas áreas de entretenimento, artes, viagens, lifestyle, além de condições socioeconômicas.
E esta indicação influencia inúmeras indústrias, especialmente as de moda, arquitetura e design, indo desde uma embalagem de produto até uma coleção inteira de uma marca de roupas famosa.
Ou seja, há muito estudo e muitas consequências por trás da escolha da cor do ano!
No caso da Living Coral, trata-se de uma cor vibrante, que ressalta alegria, otimismo e autenticidade nas relações.
E nós da Vitrine Perfeita adoramos a descrição feita pela equipe da Pantone para a cor do ano 2019:
Você percebeu que até mesmo a Pantone, na hora de definir a cor do ano 2019, levou em consideração as interações humanas e a conectividade social?
Isso porque hoje em dia, a extensão do seu braço é o seu celular!
Nós já falamos inúmeras vezes que a LOJA É ÚNICA, justamente por este motivo. O mundo físico e o mundo digital estão cada vez mais interligados. A tecnologia vem dominando as nossas relações e fazendo parte do nosso dia a dia cada vez mais.
E AS VITRINES?
Será que já conseguimos aplicar a cor do ano Pantone 2019?
Siiim!
Estamos aqui para mostrar alguns exemplos para você se inspirar na hora de aplicar a Living Coral na sua loja, fazendo ela combinar com a sua coleção.
A primeira ideia mostra uma inspiração muito parecida com a referência feita pela Pantone, que usa os corais em sua cor natural e o azul das profundezas do oceano como pano de fundo.
Apesar da foto não mostrar nenhum produto, esta composição é perfeita para ser usada na exposição de produtos pequenos na vitrine, como por exemplo joias, bijuterias e óculos.
A Anthropologie usou a cor no fundo com tecidos para mostrar como acontece a produção da roupa que está sendo exposta.
Uma forma de comunicar e ensinar para o cliente algo diferente, além de chamar a sua atenção.
Uma outra ideia é você pintar a sua vitrine!
Esta pintura pode ser no fundo, na lateral ou toda ela, como no exemplo da foto. Com certeza o seu cliente vai perceber a mudança e se encantar, como é o caso desta vitrine.
Esta é uma maneira simples e barata de renovar a vitrine, passando a mensagem de que sua loja está sempre com novidades para quem passa em frente à vitrine.
Outra linda vitrine que escolhemos usa flores em papel, super delicadas e que valorizam o produto exposto utilizando uma mescla de cores, que começa pelo Living Coral mais forte e vai até o branco!
As flores formam uma moldura para o produto, especialmente importante para produtos pequenos.
Por fim, uma última vitrine que fotografamos na Saks 5th Avenue na época em que estivemos na cidade para a NRF 2019. Esta famosa loja de departamentos fica na 5a Avenida em Nova Iorque, e a vitrine era uma colaboração com o Hotel Atlantis, que fica nas Bahamas.
Tudo a ver com os corais!
Este último exemplo mostra bem como a cor do ano Pantone 2019 é referência quando falamos de moda.
Esta é uma das vitrines mais famosas do mundo, no coração de NY e a foto foi tirada em janeiro de 2019. Todas as vitrines próximas a ela também usavam tons do Living Coral.
Não é por acaso que uma loja tão grande e imponente como a Saks 5th Avenue em Nova Iorque usa a cor do ano para montar a sua vitrine.
Como falamos antes… há muito estudo por trás da escolha da cor do ano Pantone e a influência das cores no processo de decisão de compra dos clientes é muito forte!
Entenda o significado das cores e use sem moderação na sua loja!
E aí… Gostou destas ideias?
Agora é sua vez de apostar na cor do ano Pantone 2019 na sua vitrine e mandar para gente!
Sempre que você tiver uma vitrine impossível de ser ignorada, mande para nós pelo @vitrineperfeita no Instagram, usando a #minhavitrineperfeita.
Vamos adorar receber suas criações e inspirações!
Beijos
Lu