Assista o vídeo abaixo:

Nos últimos posts falamos sobre algumas das tendências e novidades que estão surgindo no mercado. Agora vamos deixar você informado sobre alguns dos termos mais falados nos eventos de pós-NRF.

Pode ter certeza que eles serão cada vez mais presentes no varejo e no seu dia a dia. Afinal de contas, todos buscamos a melhor experiência do cliente possível, até porque todos somos consumidores.

Apesar de alguns conceitos serem meio complexos ou parecerem um pouco distantes da nossa realidade, queremos que você saiba que eles existem. Não precisa ter medo!

Isso é importante para que, quando eles estiverem acontecendo de maneira mais presente no Brasil, você não leve um susto! Assim, no futuro eles não vão entrar na porta da sua loja como as pessoas que invadem as lojas na época de Black Friday nos Estados Unidos! =)

DICIONÁRIO DOS NOVOS TERMOS DO VAREJO

Omnichannel

Este conceito é uma espécie de evolução do “multi-canal”, com foco no que há de mais importante:

A Experiência do Cliente

O cliente está no centro de tudo!

Já falamos sobre isso no post de Novos Modelos de Negócio: Será Mesmo uma Loja?, com o case da marca Bonobos, que une a loja física com a loja online. Na verdade, nada mais é do que o conceito de Loja Única, onde o cliente percebe que está sempre em contato com uma mesma marca.

O universo online é cada vez mais utilizado pelos clientes para tirar suas dúvidas, tanto através de sites especializados como pelas redes sociais, com o objetivo de ter mais certeza da compra que será feita!

Por isso, se você escutar o termo “omniconsumidores”, não se assuste! São apenas clientes! =)

Resumindo: tanto o conceito de “omnichannel” quanto o de “omniconsumidores”, surgiram pelo fato de que as pessoas agora pesquisam, comparam, experimentam e compram onde a experiência é mais confortável e agradável para elas!

E para isso, é claro, a marca precisa se comunicar com elas através de uma linguagem única.

Realidade Aumentada

Começou levando crianças, adolescentes e adultos às ruas para caçar Pokémons e Pokebolas, além das cada vez mais comuns brincadeiras e montagens no Snapchat e hoje do Instagram Stories.

Conseguiu visualizar o que é a realidade aumentada?

No varejo, a realidade aumentada traz a oportunidade de se testar um produto, sem grandes esforços. Com isso, surge uma outra vantagem, a marca pode registrar em sua base de dados tudo o que o cliente testou e usar isso para futuras interações com ele.

Um bom exemplo é a Sephora que, através do seu App, mostra opções de maquiagem para você testar no rosto. No fim, todas as referências que você experimentou são enviadas por e-mail para que você possa comprar.

Na própria NRF, o Edmour Saiani, compartilhou com todos uma tecnologia apresentada lá! Através de um totem a pessoa para em frente e testa as opções de maquiagem.

Você pode acompanhar isso no nosso vídeo do YouTube sobre o assunto.

Bespoke

A origem deste termo surgiu na alfaiataria inglesa, quando um terno era feito especialmente sob encomenda para um consumidor.

O Varejo Bespoke tem a mesma ideia. O produto é feito especialmente para as suas necessidades.

Vou dar um exemplo: Você entra em um site para comprar uma geladeira nova… O que acontece?

A partir daí as geladeiras te perseguem! Você pode ir no Facebook, Instagram, entrar num site de notícias e sim, todos os anúncios mostram a sua futura nova geladeira em oferta!

O mesmo pode acontecer com uma roupa que você tenha gostado, ou um presente que você queria comprar para alguém.

Todos os anúncios são voltados para VOCÊ, pois eles foram programados para atender esta sua necessidade específica. É uma forma da loja e do produto irem até aonde o consumidor está!

E você há de convir comigo: o consumidor está em TODOS os lugares.

E-commerce Crossborder

É o termo que define as compras realizadas pela internet em lojas virtuais fora das nossas fronteiras.

Com a internet cada vez mais presente em nossas vidas e as tecnologias cada vez mais ágeis, é fato que existem concorrentes virtuais que não possuem lojas físicas na nossa cidade. Ou melhor, no nosso país.

Já ouviu falar do Ali Express?

Isso acontece porque qualquer mercadoria pode ser entregue em qualquer lugar e a nossa concorrência não é só mais a loja próxima, entende?

Mas, existem diversos diferenciais que a sua loja pode ter neste sentido, como por exemplo: atendimento, política de troca, métodos de pagamento, pronta entrega, etc.

Blended Retail

Mais uma vez nos deparamos com um termo que tem tudo a ver com o conceito de Loja Única.

Blended Retail numa tradução simples significa “Varejo Misturado”, ou seja, é a combinação entre o universo online e o físico.

Tudo isso está ligado ao fato de que cada vez mais as pessoas não querem só apenas comprar, mas também se divertir, aprender, experimentar, avaliar, criticar e elogiar.

Este tipo de varejo ajuda muito a aumentar as vendas, porque o site disponibiliza todas as informações possíveis e conversa com o lado mais racional da pessoa. Tira as dúvidas práticas!

Depois disso, quando a pessoa vai até a loja, às vezes já sabendo mais do que o próprio vendedor, ela sente a experiência do produto, o que toca o coração e emociona!

Bingo! É desta forma que se conquista o cliente!

Outro fator interessante é que a parte virtual não sofre com qualquer mudança climática, por exemplo. Um site (ou as demais ferramentas ligadas à internet) estará sempre ali, disponível para venda, necessidade de tirar uma dúvida ou esclarecer alguma objeção, o que possibilita vendas a qualquer hora e lugar.

BOPIS – Buy Online Pickup In Store

A tradução literal é “Compre Online, Retire na Loja”. Esta é uma pratica que vem chegando com tudo aqui no Brasil. Lojas como a Saraiva, Magazine Luiza e Hering, por exemplo, fazem exatamente isso.

O cliente pode comprar online, mas não paga nada pelo frete, pois vai retirar na loja. Além da economia, ao trazer o cliente (que já comprou, conhece e gosta da marca) para dentro da loja, é possível mostrar outras possibilidades de produtos e quem sabe vender mais alguma coisa?

QRCode

QRCode é aquele “código de barras moderno”, repleto de quadradinhos, que apareceu há algum tempo, sem que muitas pessoas tenham aderido à ideia.

Acontece que esta tecnologia ainda vai revolucionar muitas relações dentro do varejo, inclusive resolvendo uma área de atrito na loja: o pagamento.

Isso porque cada pessoa já tem o seu QRCode (Facebook e WhatsApp), basta acessar o seu smartphone. Com o tempo, ele será conectado a uma conta na nuvem e os pagamentos acontecerão por lá.

Outra possibilidade, que já mostramos aqui no post TECNOLOGIA: O FUTURO BATEU NA PORTA DA SUA LOJA! é que para entrar em uma loja, como no caso da Bingo Box, só será possível através do QRCode.

Caso você ainda esteja meio em dúvida do que eu estou falando, convido para que você dê uma olhada neste vídeo da China, onde uma pessoa na rua pede esmola. A motorista diz que não tem dinheiro, só que a mulher que estava pedindo esmola mostra uma cartela com o seu QRCode.

Pronto, assunto resolvido e a mulher ganhou o dinheiro!

 

Reconhecimento Facial

Este é autoexplicativo. Cada vez mais teremos presentes a tecnologia de reconhecimento fácil.

Você já viu como o iPhone X destrava a tela?

No post TECNOLOGIA: O FUTURO BATEU NA PORTA DA SUA LOJA!, por exemplo, a Bingo Box mostra como faz reconhecimento facial e consegue evitar roubos na loja, sendo possível identificar quem tentou furtar algum produto.

Ok, mas vamos usar isso para o lado do bem! O reconhecimento facial vai ajudar os vendedores a saber quem é aquele cliente, qual o histórico de compra que ele já teve na loja e quais são seus possíveis desejos!

Muito mais fácil atender alguém quando já conhecemos a pessoa, certo?

E outra coisa muito importante: na hora de sair da loja será possível identificar se a pessoa sai feliz ou triste e ter um indicativo de como foi a experiência do cliente.

A Renner já aplica este conceito há anos com um totem localizado ao lado da porta da loja. Tá certo que nem todos respondem, mas é uma forma de medir como a pessoa está se sentindo, com o uso de uma tecnologia relativamente barata e que mostra o que a pessoa está pensando da experiência que vivenciou!

Beijos

Lu

 

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