Xadrez tecnológico - ESTRATÉGIA DE VENDAS ONLINE - Vitrine Perfeita

As compras online fazem parte das nossas vidas!

Por este motivo, a estratégia de vendas da sua loja não se limita mais às vendas na loja física. Hoje em dia a Loja é Única e o seu cliente está presente em todos os canais.

Você já parou para pensar quem é mais importante atualmente:

A carteira ou o celular?

Neste contexto, é fundamental que a sua loja esteja muito presente no mundo online, seja através de uma loja virtual (e-commerce) ou pelas redes sociais.

O detalhe é que há uma grande diferença na estratégia de vendas online e na maneira que a sua marca deve atuar, seja no e-commerce ou no Instagram, Facebook, WhatsApp, etc.

Esta diferença basicamente está na maneira como acontece o relacionamento entre cliente e marca e vai ser decisiva para as suas decisões de como vender pela internet.

# A VENDA PELA LOJA VIRTUAL (E-COMMERCE)

Carrinho supermercado - ESTRATÉGIA DE VENDAS ONLINE - Vitrine Perfeita

A loja virtual costuma ter uma relação com o cliente mais voltada para a transação em si.

Há diversas exceções à regra (e vale a pena observar com atenção todas elas!), mas de uma maneira geral, o cliente quando visita o site do e-commerce da loja, já chega mais pronto para realizar as compras online.

Isto pode acontecer porque ele já conhece a marca e visitou o site em busca de novidades, porque se interessou em algum produto através de um anúncio online ou offline, experimentou o produto em uma loja física e decidiu comprar pela internet, ou qualquer outro motivo.

Inclusive, as fotos do e-commerce costumam valorizar o produto, mostrando os detalhes e tentando fazer com que o cliente tenha uma sensação mais próxima possível da que ele teria ao estar dentro da loja física, onde ele pode tocar, sentir, cheirar e experimentar os produtos.

A loja virtual, portanto, quer ter uma “conversa” mais direta com quem visita o site, tirando as dúvidas (detalhes das fotos, dados técnicos, chat, etc) e partindo para a venda online efetivamente.

# O ZOOM DA MARCA NAS REDES SOCIAIS

Zoom da marca - ESTRATÉGIA DE VENDAS ONLINE - Vitrine Perfeita

Já as redes sociais são perfeitas para irem além da relação comercial. A ideia é dar um ZOOM na marca e mostrar mais do que os produtos em si.

Esta é uma oportunidade de tornar a marca mais pessoal e contar histórias, capazes de mostrar o propósito e valores da marca, entreter, dialogar e definitivamente se conectar com os clientes.

Isso é extremamente facilitado pelo simples fato que hoje estamos o tempo todo com o celular na nossa mão!

Antigamente, a relação com a marca era uma via de uma mão única: a pessoa via uma propaganda na televisão/jornal/revista de uma determinada marca, o que poderia despertar o seu interesse ou não.

Hoje, uma marca pode estar intimamente ligada ao cliente. O “xis da questão” é que ele escolhe seguir a marca, curtir o seu conteúdo e compartilhar com quem achar que também se interessa!

Bebês tecnológicos - ESTRATÉGIA DE VENDAS ONLINE - Vitrine Perfeita

A marca passa a ter uma relação mais próxima, o que dá incríveis possibilidades de descobrir o que o seu cliente quer e transformá-lo em um fã! A partir disso, a relação comercial vai acontecer de forma mais natural e, aí sim, o cliente (ou seria um amigo?) poderá ir para a loja virtual.

Sem contar que, em muitas vezes, os clientes poderão fazer as compras online na própria rede social… hoje as vendas do Instagram e WhatsApp já são muito fortes.

As redes sociais são como uma luta de boxe. Você precisa dar alguns jabs (entretenimento) antes de aplicar um gancho de direita (oferta), para que consiga chegar ao nocaute (venda).

Esta analogia foi criada pelo Gary Vaynerchuk no livro “Nocaute”
#DicaDeLeitura 😉

 

Mulher pugilista - ESTRATÉGIA DE VENDAS ONLINE - Vitrine Perfeita

# A DIFERENÇA NA HORA DO “CLICK”

Se a estratégia de vendas online é baseada no relacionamento entre cliente e marca, as fotos que sua loja publica no e-commerce devem ser diferentes das fotos publicadas nas redes sociais.

Isso porque o conteúdo das redes sociais costuma ser mais natural e conectado com o que os seus seguidores publicam e gostam de ver nas redes sociais.

A Vitrine Perfeita fez um material especial, elaborado a partir da visão de especialistas em Visual Merchandising e Exposição de Produtos, para que você que vende (ou pretende vender) nas redes sociais.

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CRÉDITOS
Capa – Xadrez e tecnologia: Unsplash – rawpixel
Gif 1 – Celular na carteira: Giphy – @foxadhd
Imagem 2 – Carrinho de compras: Unsplash – Kyle Johnson
Imagem 3 – Zoom na marca: Unsplash – Kristian Egelund
Imagem 4 – Bebês no tablet: Unsplash – Jelleke Vanooteghem
Imagem 5 – Mulher pugilista: Unsplash – Matheus Ferrero

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