As redes sociais são essenciais se você deseja aumentar as vendas online e/ou atrair clientes para a sua loja física.

Já falamos diversas vezes sobre o conceito de LOJA ÚNICA, onde não há mais diferença entre loja física e online.

Neste contexto, as redes sociais entram como uma ferramenta indispensável, pois fazem uma espécie de ponte entre estes dois mundos, cada vez mais interligados e podem influenciar diretamente no sucesso da sua loja.

Mini Estúdio Fotográfico - Vitrine Perfeita

Por isso, é chegada a hora de ter uma presença marcante nas redes sociais, que seja literalmente capaz de encantar para atrair (adoramos este slogan!).

Levando em consideração que as redes sociais são cada vez mais visuais, podemos afirmar que a foto que você posta é a vitrine da sua loja!

Sobre isso, inclusive, fizemos uma aula gratuita mostrando algumas dicas práticas a partir do olhar de especialistas em Visual Merchandising e Exposição de Produtos:

Quer dicas práticas para tirar fotos e vender seus produtos nas redes sociais?

Monte seu portfólio online com um olhar de especialista em Visual Merchandising e Exposição de Produtos

TIRAR FOTOS PODE SER SIMPLES E PRAZEROSO!

Uma queixa que já ouvimos diversas vezes de pessoas que usam as redes sociais é que o processo de tirar as fotos é muito cansativo, exige muito tempo, ou que o resultado não fica tão bom como o esperado.

Agora, imagine se toda as vezes que você decide tirar fotos para as redes sociais ou para o seu e-commerce (que por sinal tem algumas diferenças importantes), você precisar parar tudo o que está fazendo, escolher um lugar, deslocar uma lâmpada até lá, organizar o cenário, limpar uma bancada da sua loja, …. ufa!

Muita coisa, né?!

Mini Estúdio Fotográfico - Vitrine Perfeita

Quem sabe não é chegada a hora de escolher um lugar fixo, com alguns equipamentos adequados, e deixar a sua vida bem mais fácil?

Você pode montar um mini estúdio sem grandes investimentos (vamos dar algumas dicas abaixo), para que você consiga imagens mais profissionais, com baixo custo e menor envolvimento.

Outra vantagem importante é que será possível tirar fotos que seguem um padrão, refletindo a identidade visual da sua loja.

Estes equipamentos podem ser adquiridos aos poucos, conforme você sentir necessidade. Às vezes apenas um tripé e uma luminária de LED serão suficientes no ambiente que você escolher. Já em outros casos, podem ser necessários outros equipamentos como um rebatedor e uma softbox, por exemplo.

Aliás, se você melhorar a luz nas suas fotos, o mini estúdio já valeu todo e qualquer investimento!Mini Estúdio Fotográfico - Vitrine Perfeita

EQUIPAMENTOS PARA O SEU MINI ESTÚDIO

Abaixo vamos colocar um resumo dos principais equipamentos, que consideramos importantes para você equipar o seu mini estúdio.

Junto deles, colocamos alguns links de lojas para facilitar o trabalho de busca.

Também colocamos um link do Ali Express (gigante chinesa que vende para todo o mundo), onde você pode conseguir preços melhores. No entanto, saiba que a compra através do AliExpress pode demorar alguns meses para chegar e você poderá ser tributado pelos produtos.

Tripé

Existem diversos tipos de tripés no mercado!

Você não precisa investir em algo muito profissional, inicialmente. O exemplo ao lado é um tripé de alumínio, leve e estável, que serve como suporte para diversos modelos de luminárias, além de flash, refletores, etc.

O modelo citado no AliExpress possui regulagem de altura e ótimo custo x benefício.

Luminária LED

As luminárias de LED são uma ótima opção para iluminar seus produtos e que se adaptam muito bem ao tripé indicado anteriormente.

A maioria delas permite ajustar a intensidade da luz e a temperatura de cor (de branca para amarela).

Procure uma luminária que tenha uma articulação, o que permite movimentá-la para cima e para baixo, conforme a necessidade.

Softbox

A tradução literal para português é “caixa suave” e trata-se de um dispositivo de iluminação utilizado para se obter uma luz suave e difusa.

Assim como na luminária LED, também é possível movimentá-la para cima e para baixo, direcionando a luz conforme a necessidade, além de se adaptar perfeitamente ao tripé indicado.

Rebatedor de luz

Como o nome já diz, tem a função de rebater a luz e permite iluminar (ou suavizar) áreas de sombra no assunto a ser fotografado.

É fabricado em material leve, maleável, com superfície reflexiva; em tamanhos, formatos e cores variadas, que proporcionam efeitos diferentes na imagem: branco (oferece uma luz suave e difusa), dourado (confere muito mais brilho), prata (aumenta os reflexos e o contraste, ideal para fotos de produtos) e preto (bloqueia a luz, reflexos e cria áreas de sombra). 

Photo box

Você também pode adquirir uma “caixa de fotos”/“Mini Estúdio Fotográfico” para fazer seus registros.

Esta é uma ótima opção para quem trabalha com produtos pequenos, como acessórios, especialmente para imagens em sites de e-commerce.

Você também encontra diversos vídeos no Youtube, ensinando a montar uma versão caseira.

Ring Light Portátil

O Ring Light garante luz extra para fotos feitas pelo celular.

Projetado para iPhone e Android, este acessório fica preso ao telefone por meio de um grampo e o carregamento é feito através de cabo USB – prático e muito útil!

Independente dos equipamentos e acessórios que você escolher, lembre-se que o mais importante de tudo é caprichar na produção, pensando em todo o conjunto, para deixar seus produtos ainda mais irresistíveis!!!

Espero que estas indicações ajudem no seu pequeno estúdio!

Beijos

Lu

CRÉDITOS
Outras Imagem: AliExpress

POSTS NA SEQUÊNCIA