Você sabe como vender pelo Instagram?
É possível?!
Sim! Desde o dia 20 de março de 2018, o Instagram liberou para o Brasil o recurso Instagram Shopping, também conhecido como a “Sacolinha do Instagram”, que permite vendas pelos feed (onde ficam as suas fotos).
Além disso, nos últimos dias a plataforma também liberou o Instagram Shopping para o Stories, ou seja, é possível vender pelo Instagram tanto no feed, quanto pelo Stories.
O melhor é que a configuração para habilitar este recurso é a mesma e não depende de um número mínimo de seguidores para funcionar.
Esta é uma mudança e tanto para todos os perfis que utilizam o Instagram para se comunicar com seus clientes e que vai ajudar muito o seu negócio.
Comprando pelo Feed do Instagram:
Comprando pelo Stories do Instagram
Você possivelmente já ouviu a gente falar sobre a importância de vender pelas redes sociais, pois cada vez mais a Loja é Única.
As redes sociais são a forma mais autêntica de se comunicar com os seus clientes.
Hoje é possível interagir com a sua marca preferida, algo bem diferente do que acontecia antigamente, onde o cliente era apenas exposto às marcas, seja pela televisão, jornais, outdoors, etc.
Hoje você pode escolher se você quer ou não ver o conteúdo de uma marca e, inclusive, a estratégia de vendas muda completamente.
Definitivamente as redes sociais são a forma mais direta de tornar uma marca mais pessoal, criando relacionamento com os clientes a ponto de fazer com que esta marca seja de fato “uma amiga do seu cliente”.
Se por um acaso você pensa que isto não se aplica para você, temos uma informação importante. Aliás, esta informação é do próprio Instagram:
E mais:
São números bem relevantes, concorda?
E você sabe por que isso acontece?
Porque as pessoas estão nas redes sociais para se distrair! Assim, elas estão mais receptivas às informações e a partir do momento que uma foto de um produto “vende uma imagem” e a pessoa se interessa pelo que viu, inicia-se um ciclo de desejo e de compra.
Sim! As fotos nas redes sociais são a vitrine online do seu negócio.
Agora vamos colocar a mão na massa e te ensinar o passo a passo de como vender pelo Instagram. Você vai perceber que é bem simples! (Atenção! A venda de produtos digitais não é permitida segundo as regras. Leia previamente o que é permitido anunciar em www.facebook.com/policies/commerce)
#1 SUA LOJA NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Antes de qualquer coisa, é importante que você atualize o seu aplicativo do Instagram para a última versão.
Feito isso, você precisa seguir alguns passos para interligar o Instagram com o Facebook, pois caso você ainda não saiba, o Sr. Mark Zuckerberg é quem dita as regras nas duas redes.
2. Ter uma página no Facebook, onde você seja o administrador.
3. Ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, que pode ser uma conta do Facebook Business.
4. Habilitar a sua página no Facebook para o modo LOJA na parte de configurações da página. Com isso você terá uma loja dentro da sua página e pode vender seus produtos pelo Facebook.
5. Ir na parte de configurações da página no Facebook e vincular a sua conta do Instagram à sua conta do Facebook.
6. Fazer o caminho inverso: ir na sua conta do Instagram e vincular ela à sua página do Facebook.
Pronto!
Com isso, as informações de Facebook e Instagram estão interligadas e você pode começar a vender seus produtos pelas duas plataformas.
#2 CATÁLOGO DE PRODUTOS E FORMAS DE PAGAMENTO
Agora que seu Instagram e Facebook estão interligados, você precisa criar o seu catálogo de produtos no Facebook, dentro do Gerenciador de Negócios.
Se você tem um e-commerce, a criação do catálogo pode ser mais simples, pois muitas plataformas já têm um “arquivo.xml” com os produtos que estão no e-commerce e a integração acontece automaticamente.
Mas, você também pode cadastrar as informações (nome do produto, descrição, fotos ou vídeos, link para compra e preço) manualmente e adicionar os produtos aos poucos.
Caso você não tenha um site e-commerce, na hora de colocar o link, é possível cadastrar uma plataforma de pagamento, como Mercado Pago, PagSeguro ou PayPal, por exemplo.
#3 FOTOS NO INSTAGRAM
Com todos os passos anteriores finalizados, você já pode vender diretamente pelo Instagram, Stories e Facebook.
A partir deste momento, você pode marcar os seus produtos nas postagens, da mesma forma que hoje você faz para marcar uma pessoa na foto. Assim, quando seus clientes e seguidores encontrarem as suas postagens, você cria a possibilidade de venda dos produtos diretamente pelas redes sociais.
Uma vez feita esta parte mais técnica de configuração, é a hora de conquistar o cliente pelas fotos e conteúdo que você irá publicar.
Você certamente já fez alguma compra, mesmo quando não estava procurando por um produto, porque ao passar na frente da loja, a vitrine chamou a sua atenção e um produto despertou o seu interesse.
Pois este mesmo efeito acontece a partir das fotos postadas nas redes sociais, porque elas são a vitrine online do seu negócio. A diferença é que isso vai acontecer no mundo digital.
Por isso, você precisa vender uma imagem que desperte o desejo pelo produto e existem muitos cuidados que devem ser tomados na hora do click.
Nós, da Vitrine Perfeita, percebemos que as postagens que mais chamam a atenção são as que cuidam dos 03 critérios:
E pensando nisso, a Vitrine Perfeita criou o “VM EXPRESS: Como Deixar Seus Produtos Mais Atraentes e Turbinar as Vendas nas Redes Sociais em Apenas 5 Passos”, o único guia com a visão de especialistas em Visual Merchandising e Exposição de Produtos para você que vende (ou pretende vender) seus produtos nas redes sociais.
Clique no link abaixo e descubra como se destacar nas redes sociais, conseguir mais clientes e aumentar em até 40% as suas vendas.
Quer atrair mais clientes e aumentar suas vendas em até 40%?
Torne sua LOJA ÚNICA e surpreenda seus clientes!!
Sucesso e ótimas vendas!
=)
Lu