O primeiro passo para ter uma vitrine de Natal que seja impactante é conhecer mais sobre as histórias dos símbolos natalinos.
Falamos sobre isso na Parte 1, caso você queira dar uma olhada antes.
A partir do momento que você souber um pouco mais sobre as origens e curiosidades destes símbolos, você irá despertar a sua criatividade e abrir a mente para as melhores ideias de vitrine de Natal, explorando cada uma delas para encantar o seu cliente.
Com isso, a sua vitrine de Natal será um sucesso, além do resultado das vendas da sua loja!
E lembre-se que você pode explorar os símbolos natalinos tanto na vitrine de Natal, quanto no interior da sua loja.
Vamos em frente!
Ao todo selecionamos 12 símbolos e neste post vamos falar dos seis primeiros deles:
#1 PAPAI NOEL
A imagem que hoje conhecemos como Papai Noel surgiu em 1860 com o cartunista Thomas Nast e anos depois se consolidou com as propagandas da Coca-Cola, onde as cores vermelho e branco ganharam muita força.
Vamos combinar que o Papai Noel é o cara do Natal!
O Papai Noel é um personagem que sofreu diversas adaptações ao longo do tempo, mas a sua origem é a partir da figura de São Nicolau, um bispo que viveu na Turquia, conhecido por diversos milagres relacionados à caridade e presentes, o que fez ele se tornar um santo.
Por sinal, reza a lenda que ele, anonimamente, jogava moedas pelas chaminés das casas das pessoas mais necessitadas.
Conseguiu pegar a relação com a história do Papai Noel de hoje, certo?
Hoje o Papai Noel mora no Polo Norte, junto com seus duendes e trabalha na noite de Natal distribuindo presentes, com a ajuda das suas renas voadoras, como você bem sabe.
O dia 06 de dezembro é o dia de São Nicolau, que ficou conhecido ao longo dos anos por ser um dia de ofertas de presentes. Esta tradição, com o passar do tempo e as adaptações da história, migrou para o dia 25 de dezembro, data que comemoramos o Natal.
No final deste post vamos mostrar uma ideia de vitrine de Natal ampliada usando a figura do Papai Noel, mas segure a sua curiosidade porque ainda temos outros 5 símbolos para explorar!
#2 ÁRVORE DE NATAL
A origem do símbolo da árvore de Natal tem diversas teorias e interpretações, incluindo culturas pagãs. Mas, nós vamos optar pela versão mais romântica!
Segundo esta versão, a tradição da árvore de Natal começou em 1530 com Martinho Lutero, responsável pela Reforma Protestante na Alemanha.
Ele estaria caminhando pela floresta e ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e as estrelas ao fundo. Assim, decidiu cortar um pinheiro e levar para casa e reproduzir para os seus familiares, colocando algodão, enfeites e velas para reproduzir o efeito que tinha visto e se encantado.
De qualquer maneira, a tradição se difundiu com a monarquia britânica. O príncipe Alberto, de origem alemã e marido da rainha Vitória, montou uma árvore de Natal no palácio real britânico.
Atualmente esta é uma tradição muito forte de Natal e tem até data para montagem e desmontagem.
No Brasil a árvore de Natal é montada durante o primeiro domingo do Advento (o quarto domingo antes do aniversário de Cristo, que em 2018 é o dia 02 de dezembro) e a desmontagem é no dia 06 de janeiro, dia dos Reis Magos.
A árvore de Natal é um dos símbolos mais marcantes do Natal e que pode ser amplamente explorado na sua loja e na sua vitrine de Natal.
#3 PRESENTES
O significado de dar presentes no Natal tem relação com os presentes entregues pelos três Reis Magos, quando o Menino Jesus nasceu.
No caso, os Reis Magos deram ouro, incenso e mirra.
Porém, a tradição de dar presentes no Natal se mistura com a história do Papai Noel, ou melhor, se mistura com a história de São Nicolau.
Ou seja, a tradição de dar presentes anonimamente acabou se transferindo naturalmente do dia de São Nicolau, dia 06 de dezembro, data em que ele faleceu, para o dia 25 de dezembro, data do nascimento do Menino Jesus.
Hoje o ato de dar presentes no Natal é um hábito bastante comercial que faz com que esta seja a época do ano de maior volume de vendas no varejo.
E você com certeza vai saber bem como aproveitar isso, certo?!
#4 BOLAS
Antigamente as árvores de Natal eram decoradas com nozes e frutas, especialmente maçãs, que serviam de decoração e eram comidas pelas crianças.
As bolas passaram a enfeitar as árvores a partir de 1830, só que eram trabalhadas manualmente. A ideia de fabricar as bolas de vidro e usá-las como enfeite das árvores de Natal, surgiu em 1847, na cidade de Lauscha, na Alemanha.
Segundo a lenda, Hans Greiner era um pobre vidraceiro que não tinha dinheiro para comprar as nozes e frutas e teve a ideia de reproduzi-las em forma de vidro.
Com o tempo a decoração das árvores natalinas usando bolas de vidro virou uma tradição, especialmente nas cores clássicas: vermelho, prata e ouro.
Este símbolo pode ser amplamente utilizado na sua vitrine de Natal!
#5 ESTRELA
A ligação da estrela com o Natal é uma referência à Estrela de Belém, que levou os três Reis Magos até o local de nascimento do Menino Jesus.
A Estrela de Belém possui quatro pontas, que representam os quatro pontos cardeais e uma cauda luminosa, que lembra uma estrela cadente.
É muito comum vê-la no topo das árvores de Natal.
Mas, existem muitas representações de estrelas e elas também são colocadas nas árvores de Natal, por exemplo, para lembrar o céu estrelado na noite do nascimento de Jesus (ou seria na noite que Martinho Lutero viu o céu estrelado?).
Fato é que a estrela é um símbolo de esperança, luz, renascimento e renovação.
Ou seja, é um símbolo que, além de ter significado natalino, fica ótimo para mensagens de Ano Novo e com isso, sua vitrine de Natal consegue atender estas duas datas tão importantes.
#6 LUZES
A relação das luzes com o Natal tem a ver originalmente com as velas, muito comuns nesta época do ano, inclusive usadas nas árvores ou decoração de Natal.
Também há uma relação com o fato do Natal, no Hemisfério Norte, acontecer durante o inverno, nos dias mais escuros. Portanto, a luz ilumina os ambientes e, de certa forma, compensa a escuridão dos dias, além de aquecer nos dias de frio.
Convenhamos que dias frios e escuros são meio desanimadores, concorda?
Atualmente, as luzes de Natal podem ser utilizadas em diversas situações e de maneiras incríveis, seja por cidades, lojas ou casas para embelezar, enfeitar e encantar espaços urbanos.
Com as tecnologias de iluminação disponíveis nos dias de hoje, é muito fácil usar o poder das luzes na sua vitrine de Natal para encantar e atrair a atenção de quem passa em frente à sua loja!
# COMO POSSO FAZER NA MINHA VITRINE DE NATAL?
Como prometi no começo deste post, vamos ampliar uma ideia de vitrine de Natal usando a figura dele… HoHoHo… Papai Noel!
Cabe lembrar que muitas lojas optam por não colocar a figura do Papai Noel nas suas vitrines de Natal porque nesta época do ano ele está trabalhando duro!
Neste caso, o Papai Noel costuma fazer aparições na loja, como por exemplo para lançar a campanha de final de ano.
Para fugir um pouco da figura tradicional, nós recomendamos usar o Papai Noel na sua vitrine de Natal em situações inusitadas, ou que tenham a ver com o que o seu público gosta de fazer, o que vai gerar curiosidade e criar uma conexão capaz de despertar o interesse de quem olha para a sua vitrine.
Este é um exemplo sensacional do Papai Noel numa situação inusitada na vitrine de Natal da loja Moschino.
Por que será que o Bom Velhinho está no divã???
Até o cachorro, que está com as listas de pedidos e a toca de ajudante, está preocupado com ele! Será que corremos o risco de não ter presentes neste ano?
Claro, estamos exagerando. Mas, o fato do Papai Noel estar numa situação diferente do usual chama a atenção.
Depois disso, a pessoa percebe que o que a loja tem a oferecer, como por exemplo a roupa da psicóloga ou as que estão na vitrine ao lado.
Pronto, a vitrine cumpriu o seu papel!
# NATAL FORA DA CAIXA
Como falamos no post anterior, pensando em ajudar você a ter um Natal diferente e com resultados incríveis, nesta que é a melhor época do ano para o varejo, criamos o NATAL FORA DA CAIXA.
É o único curso online com ideias criativas e práticas, inspiradas nos 12 símbolos de Natal, feito para todas as pessoas do varejo que não querem ficar horas quebrando a cabeça para fazer a loja se destacar, atrair mais clientes e aumentar as vendas no final do ano!
Quer aprender tudo isso de forma simples e descomplicada?
Conheça o NATAL FORA DA CAIXA e surpreenda seus clientes!!
No próximo post desta série de 3 posts vamos contar as histórias dos últimos seis símbolos natalinos e mais uma vez ampliar algumas ideias para a sua vitrine de Natal e ações que você pode executar na loja.
Siga a Estrela de Belém e vem com a gente! ????