Você sabe como vender pelo Instagram?

É possível?!

Sim! Desde o dia 20 de março de 2018, o Instagram liberou para o Brasil o recurso Instagram Shopping, também conhecido como a “Sacolinha do Instagram”, que permite vendas pelos feed (onde ficam as suas fotos).

Além disso, nos últimos dias a plataforma também liberou o Instagram Shopping para o Stories, ou seja, é possível vender pelo Instagram tanto no feed, quanto pelo Stories.

O melhor é que a configuração para habilitar este recurso é a mesma e não depende de um número mínimo de seguidores para funcionar.

Esta é uma mudança e tanto para todos os perfis que utilizam o Instagram para se comunicar com seus clientes e que vai ajudar muito o seu negócio.

Comprando pelo Feed do Instagram:

Comprando pelo Stories do Instagram

Você possivelmente já ouviu a gente falar sobre a importância de vender pelas redes sociais, pois cada vez mais a Loja é Única.

As redes sociais são a forma mais autêntica de se comunicar com os seus clientes.

Hoje é possível interagir com a sua marca preferida, algo bem diferente do que acontecia antigamente, onde o cliente era apenas exposto às marcas, seja pela televisão, jornais, outdoors, etc.

Hoje você pode escolher se você quer ou não ver o conteúdo de uma marca e, inclusive, a estratégia de vendas muda completamente.

Definitivamente as redes sociais são a forma mais direta de tornar uma marca mais pessoal, criando relacionamento com os clientes a ponto de fazer com que esta marca seja de fato “uma amiga do seu cliente”.

 

Personificação - como vender pelo Instagram - Vitrine Perfeita

 

Se por um acaso você pensa que isto não se aplica para você, temos uma informação importante. Aliás, esta informação é do próprio Instagram:

“72% dos clientes acreditam que as fotos dos produtos na rede social aumentam as chances de compra.”

E mais:

“38% afirmam realizar compras com frequência a partir de produtos encontrados no Instagram.”

São números bem relevantes, concorda?

E você sabe por que isso acontece?

Porque as pessoas estão nas redes sociais para se distrair! Assim, elas estão mais receptivas às informações e a partir do momento que uma foto de um produto “vende uma imagem” e a pessoa se interessa pelo que viu, inicia-se um ciclo de desejo e de compra.

Sim! As fotos nas redes sociais são a vitrine online do seu negócio.

 

Pessoa no celular - como vender pelo Instagram - Vitrine Perfeita

 

Agora vamos colocar a mão na massa e te ensinar o passo a passo de como vender pelo Instagram. Você vai perceber que é bem simples! (Atenção! A venda de produtos digitais não é permitida segundo as regras. Leia previamente o que é permitido anunciar em www.facebook.com/policies/commerce)

#1 SUA LOJA NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Antes de qualquer coisa, é importante que você atualize o seu aplicativo do Instagram para a última versão.

Feito isso, você precisa seguir alguns passos para interligar o Instagram com o Facebook, pois caso você ainda não saiba, o Sr. Mark Zuckerberg é quem dita as regras nas duas redes.

1. Transformar a sua conta no Instagram em conta comercial, o que pode ser feito na parte das configurações da sua conta no Instagram.
2. Ter uma página no Facebook, onde você seja o administrador.
3. Ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, que pode ser uma conta do Facebook Business.
4. Habilitar a sua página no Facebook para o modo LOJA na parte de configurações da página. Com isso você terá uma loja dentro da sua página e pode vender seus produtos pelo Facebook.
5. Ir na parte de configurações da página no Facebook e vincular a sua conta do Instagram à sua conta do Facebook.
6. Fazer o caminho inverso: ir na sua conta do Instagram e vincular ela à sua página do Facebook.

Pronto!

Com isso, as informações de Facebook e Instagram estão interligadas e você pode começar a vender seus produtos pelas duas plataformas.

#2 CATÁLOGO DE PRODUTOS E FORMAS DE PAGAMENTO

Agora que seu Instagram e Facebook estão interligados, você precisa criar o seu catálogo de produtos no Facebook, dentro do Gerenciador de Negócios.

Se você tem um e-commerce, a criação do catálogo pode ser mais simples, pois muitas plataformas já têm um “arquivo.xml” com os produtos que estão no e-commerce e a integração acontece automaticamente.

Mas, você também pode cadastrar as informações (nome do produto, descrição, fotos ou vídeos, link para compra e preço) manualmente e adicionar os produtos aos poucos.

Caso você não tenha um site e-commerce, na hora de colocar o link, é possível cadastrar uma plataforma de pagamento, como Mercado Pago, PagSeguro ou PayPal, por exemplo.

 

Forma de Pagamento - como vender pelo Instagram - Vitrine Perfeita

#3 FOTOS NO INSTAGRAM

Com todos os passos anteriores finalizados, você já pode vender diretamente pelo Instagram, Stories e Facebook.

A partir deste momento, você pode marcar os seus produtos nas postagens, da mesma forma que hoje você faz para marcar uma pessoa na foto. Assim, quando seus clientes e seguidores encontrarem as suas postagens, você cria a possibilidade de venda dos produtos diretamente pelas redes sociais.

Uma vez feita esta parte mais técnica de configuração, é a hora de conquistar o cliente pelas fotos e conteúdo que você irá publicar.

Você certamente já fez alguma compra, mesmo quando não estava procurando por um produto, porque ao passar na frente da loja, a vitrine chamou a sua atenção e um produto despertou o seu interesse.

Pois este mesmo efeito acontece a partir das fotos postadas nas redes sociais, porque elas são a vitrine online do seu negócio. A diferença é que isso vai acontecer no mundo digital.

Por isso, você precisa vender uma imagem que desperte o desejo pelo produto e existem muitos cuidados que devem ser tomados na hora do click.

Nós, da Vitrine Perfeita, percebemos que as postagens que mais chamam a atenção são as que cuidam dos 03 critérios:

Composição de Cenário, Exposição de Produto, Fotografia - VM Express - Vitrine Perfeita

E pensando nisso, a Vitrine Perfeita criou o “VM EXPRESS: Como Deixar Seus Produtos Mais Atraentes e Turbinar as Vendas nas Redes Sociais em Apenas 5 Passos”, o único guia com a visão de especialistas em Visual Merchandising e Exposição de Produtos para você que vende (ou pretende vender) seus produtos nas redes sociais.

Clique no link abaixo e descubra como se destacar nas redes sociais, conseguir mais clientes e aumentar em até 40% as suas vendas.

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Torne sua LOJA ÚNICA e surpreenda seus clientes!!

Sucesso e ótimas vendas!

=)

Lu

 

CRÉDITOS
Capa – Instagram: Unsplash – Luke van Zyl
Imagem 1 – Personificação do Elvis: Unsplash – Viktoria Blomberg Book
Imagem 2 – Pessoa no celular: Unsplash – Bruno Gomiero
Imagem 3 – Forma de Pagamento: Unsplash – Jimi Filipovski

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