Assista o vídeo abaixo:
Frequentemente nos perguntam: Como fazer uma vitrine simples e bonita?
É possível?
Nós temos certeza que SIM! E resolvemos colocar isso à prova, nos desafiando a fazer uma vitrine simples, bonita e ainda por cima, com o menor custo possível.
Para isso, contamos com a parceria e interesse da loja Bellatrix, que fica em Farroupilha-RS.
O primeiro passo foi ir até lá, para entender como é a loja e ver quais eram as possibilidades que a vitrine nos ofereceria.
Tivemos uma grata surpresa: A loja é linda e com potencial para fazermos um trabalho muito legal!
#PLANEJAMENTO E CRIAÇÃO DA VITRINE
A ideia foi fazer uma vitrine que permanecesse pelos próximos 3 meses, para compor com a coleção e o clima de Outono que estava por vir.
Nesta etapa de planejamento e projeto, é fundamental saber com quem a vitrine deve se comunicar. Pois então, qual o público-alvo da Bellatrix?
Uma mulher elegante e de bom gosto, com idade entre 25 e 40 anos, independente, que pode ser dona do seu negócio ou trabalhar em uma empresa. Esta mulher pode ou não ser casada, gosta de viajar e está por dentro das tendências do momento.
A partir daí, veio a etapa de criação, e para isso, nada melhor do que buscar referências para se inspirar!
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Voltando ao desafio da vitrine simples e bonita, observamos muitas referências e todas elas nos levavam sempre a um ponto em comum: as folhas de plátanos, que são as folhas que representam o Outono.
Entre tantas ideias bacanas, teve uma que nos chamou mais a atenção:
#OS 3 PILARES DE UMA VITRINE DE SUCESSO
Para que a loja tenha uma Vitrine de Sucesso, é preciso analisar cada um dos 3 pilares que a compõe: Estrutura, Exposição de Produto e Comunicação. Eles estão presentes em qualquer vitrine, independente do tamanho, formato, público da loja ou do produto que está à venda.
1ESTRUTURA
É o primeiro pilar de uma Vitrine de Sucesso.
O ponto de partida é analisar as condições do local para verificar as possibilidades que ele oferece.
No caso da Bellatrix, a vitrine é bem comprida, o que cria a necessidade de ter elementos ao longo dela que ajudem o público a focar nos produtos. Os panos de vidro modulados já contribuem para enquadrar o olhar, mas o ideal é que isso seja reforçado na composição do cenário.
No teto da vitrine, não existia uma grelha ou outro elemento que possibilitasse pendurar elementos mais pesados. Desta forma, a nossa ideia inicial, que previa usar alguns balanços ao longo da vitrine, acabou sendo abortada. O gesso existente poderia não suportar o peso e decidimos que não valia a pena arriscar!
Assim, estabelecemos que todos os elementos deveriam ser leves e pendurados através de ganchos, sendo que já haviam alguns instalados no local.
Um diferencial interessante no caso da Bellatrix é a existência de uma cortina, que separa a vitrine do interior da loja. É um elemento que permite dividir os espaços com leveza e mantém a permeabilidade. Este fechamento é ótimo (e muito útil) para dar destaque aos elementos a serem pendurados nos ganchos.
Outro item importantíssimo na estrutura da vitrine é a iluminação.
Neste caso, haviam pontos de luz suspensos e também no piso, valorizando a exposição dos produtos, principalmente durante a noite e permitindo a melhor visualização dos detalhes.
Uma maravilha!
Por fim, mas não menos importante: os manequins!
São eles que conversam e se relacionam diretamente com o público-alvo da loja.
Na Bellatrix, todos os manequins estão com a manutenção em dia. Eles têm posições que valorizam os produtos expostos, sendo algumas repetidas e outras mais inusitadas, que dão um diferencial na hora de montar a vitrine.
2EXPOSIÇÃO DE PRODUTO
É o segundo pilar de uma Vitrine de Sucesso.
Na hora de mostrar o produto há diversos detalhes a serem considerados. Um deles é o posicionamento dos manequins ou de elementos de apoio (como móveis, por exemplo) no espaço que vai ser trabalhado. Esta escolha deve ser feita com base no tipo de vitrine.
No caso da Bellatrix, como se tratava de uma vitrine em bloco, optamos por usar a técnica da repetição simples, que é indicada para vitrines com pouca profundidade.
Ela consiste em posicionar os elementos de forma linear, lado a lado, em sequência. Os elementos não precisam ser iguais, apenas o espaçamento, dando a ideia de uma fila perfeita, como você pode ver no desenho abaixo.
Outro detalhe importante para deixar a vitrine ainda mais atraente é aplicar técnicas para dar movimento à cena.
Isso pode ser feito de diversas formas, com o uso de elementos em diferentes alturas, por exemplo. Na Bellatrix este recurso não foi explorado, mas conseguimos obter o mesmo efeito de outras maneiras.
Uma delas foi usando os blocos de apoio que já existiam na loja, também conhecidos como props. Eles servem perfeitamente como elementos de quebra. O manequim, sentado em um deles, por exemplo, contribuiu para deixar a exposição ainda mais dinâmica.
Além do posicionamento dos manequins e elementos, também era necessário planejar como atrair o olhar do público para determinados pontos da vitrine, conforme comentamos no início do texto. Para obter este efeito, usamos molduras suspensas, posicionadas em frente a alguns manequins.
Veja só como ficou!
As molduras usadas na vitrine foram feitas com isopor (menor peso e menor custo possível)!
Para dar um acabamento melhor, aplicamos uma camada de massa corrida antes de pintar as peças com tinta acrílica fosca. As molduras foram penduradas com cabos de aço, presos nos ganchos do teto.
Devido à fragilidade do material, a montagem das molduras foi feita na própria loja, com o auxílio de muita cola-quente, palitos de crepe (para unir beeemmm as peças) e pasta de dente branca, para dar aquela arrematada final. Além de lindas, ficaram muito cheirosas!!!!
3COMUNICAÇÃO
Chegamos ao terceiro pilar de uma Vitrine de Sucesso!
É hora de fazer a informação chegar ao público-alvo de forma clara e atraente. A melhor forma de fazer isso é definir um tema e usar a vitrine para contar histórias envolvendo os seus produtos.
Na Bellatrix, o tema escolhido foi o Outono. Nossa intenção era comunicar ao cliente a chegada da estação e, naturalmente, que a coleção outono/inverno já estava na loja.
Tudo deve ser feito com um propósito! As folhas de plátanos foram escolhidas para ambientar a vitrine, pois se tratam de elementos totalmente alinhados com a mensagem que queríamos passar.
Por falar nelas, o material escolhido para fazer as folhas foi papel craft, a fim de evitar sujeira (folhas naturais costumam “craquelar”) e possibilitar o reaproveitamento em futuras montagens.
O corte foi feito a laser, a partir de um desenho pronto (este aqui de cima) e foram produzidas 300 unidades. Para dar um aspecto mais natural, amassamos levemente cada folha.
Feito isso, usamos uma agulha para fazer um furo, próximo ao galho, e passamos um fio de nylon. Aí vai uma dica: para garantir um espaço adequado entre cada folha e evitar que ela se mova, não esqueça de fazer um nó em cada lado.
#APRESENTAÇÃO DO PROJETO E MONTAGEM
Ok! E se eu for um profissional da área, como apresento o projeto da vitrine para quem me contratou?
Para a Bellatrix, fizemos o projeto em um programa chamado SketchUp, que é fácil de usar e possui uma versão gratuita e outra paga. No entanto, ele pode ser apresentado da maneira que for mais confortável para você.
Além da maneira que apresentamos, pode ser feito um desenho à mão, ou usar imagens de referência para montar um moodboard. Enfim, tanto faz a ferramenta, o importante é que você consiga comunicar a sua ideia para que o cliente entenda claramente o que você deseja expressar!
Use a sua criatividade!
Com o projeto aprovado pela Bellatrix, colocamos a mão na massa de fato! Você pode acompanhar todo o processo da montagem no nosso canal do Youtube!
Tem algo que é muito importante durante o processo de montagem de uma vitrine: observe a vitrine pelo lado de fora, para ter a mesma percepção que o cliente vai ter quando olhar para ela!
Não esqueça de conferir se os elementos estão posicionados da forma correta, alinhados, bem iluminados e, claro, se os produtos expostos estão sendo realmente valorizados conforme você imaginou.
Por exemplo: no caso das molduras, foi necessário que elas fossem centralizadas dentro dos panos de vidro, para garantir um efeito agradável e evitar que a estrutura da esquadria interferisse na visibilidade dos produtos.
Também foi preciso colocar as molduras numa altura adequada na vitrine, de forma que elas enquadrassem o manequim. Se estes detalhes tivessem passado batido, as molduras perderiam a função de ponto focal e o resultado final da vitrine, com certeza, não teria ficado nada agradável.
#PRESTAÇÃO DE CONTAS DA VITRINE
Como a vitrine da loja oferecia uma estrutura excelente (com boa iluminação, fechamento de fundo, manequins versáteis e alguns blocos de apoio), não foi necessário fazer grandes investimentos para fazer uma vitrine simples e bonita.
Isso mostra como ter materiais de qualidade são de fato um INVESTIMENTO e não um GASTO para a sua loja!
O custo do material utilizado na montagem foi de R$481,71, mas a vitrine poderia ter sido feita com apenas R$196,71. Isso se tivéssemos utilizado folhas naturais ao invés de folhas de papel. Ou seja, seria possível obter o mesmo resultado, gastando menos da metade do valor.
Neste caso, a cliente preferiu garantir a limpeza da vitrine e a reutilização futura do material, optando pelas folhas impressas.
Da mesma forma, se as molduras tivessem sido feitas usando um material melhor (como MDF, por exemplo), elas teriam uma vida útil consideravelmente maior e poderiam ser reaproveitadas inúmeras vezes, recebendo acabamentos diferentes, o que implicaria num custo um pouco maior num primeiro momento (mas com economia futura).
A cliente preferiu ver como seria o resultado antes de investir em molduras mais duráveis, pois isso implicaria em executar um reforço na estrutura do gesso da loja.
Enfim, cabe apenas a você analisar o custo x benefício de cada ação e decidir onde vale mais a pena investir.
É nestas horas que ter um calendário de planejamento da vitrine da loja vai ajudar muito!
#O SEGREDO DE UMA VITRINE DE SUCESSO
O importante na hora de montar uma vitrine de sucesso é pensar nos 3 pilares que compõem qualquer vitrine, independente das condições físicas da loja ou do público-alvo.
É necessário pensar na Estrutura, Exposição de Produto e Comunicação!
Você percebe, pelo que falamos há pouco, como o investimento em si passa a ser secundário?
É possível ter uma vitrine simples e bonita, mesmo que você não tenha muito dinheiro para investir!
Foi pensando nisso que montamos o Vitrine de Sucesso, um curso online para você que deseja atrair mais clientes e aumentar entre 50 a 80% as vendas da sua loja com uma vitrine impossível de ser ignorada!
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#O RESULTADO QUE FAZ A DIFERENÇA
E no final das contas, qual foi o resultado?
No dia da montagem, enquanto fazíamos os ajustes de altura e posição das molduras, além de analisar a vitrine a partir da calçada, várias pessoas pararam para nos ajudar, admirar e elogiar a ideia!
O simples fato de mostrar que a vitrine está recebendo atenção e ficando mais bonita, já faz as pessoas perceberem que há novidade no ar!
E no final das contas, não foi só a Vitrine Perfeita que ficou feliz com o resultado, mas também a equipe da Bellatrix!
Beijos
Lu