Assista o vídeo abaixo:
Falar do futuro é algo que encanta! Quantas vezes o cinema de Hollywood nos mostrou em seus filmes como o futuro iria a ser?
A essa altura do campeonato, já estaríamos viajando em carros (ou skates) voadores, haveria teletransporte de pessoas, você poderia ter um clone (o que poderia ser muito útil!) e tudo seria a base do touch em telas de vidro.
É, muitas das previsões não aconteceram! Mas, o lado bom da história é que outras tantas vieram, inclusive em versões muito melhores.
No varejo não é diferente: A tecnologia é algo cada vez mais presente!
E de uma coisa eu tenho certeza, no varejo é possível ter a tecnologia, sem deixar o lado humano de lado. Inclusive, já falamos isso no nosso primeiro post sobre a NRF 2018.
Ao falar de tecnologia, futuro e internet, é impossível não citar a gigante online Amazon. Por isso, dois dos nossos exemplos são as lojas que eles trouxeram para o mundo físico!
#1 Amazon Go
A Amazon criou uma loja-teste para seus funcionários, pelo período de dois anos. O grande diferencial desta loja é que ela funciona sem caixa, sem fila e sem stress!
Mas como isso acontece? Através da tecnologia!
Em janeiro de 2018 as pessoas/consumidores/clientes tiveram seu primeiro contato com a famosa loja. Você acessa o aplicativo Amazon Go e começa as suas compras! A mágica acontece a partir da fusão de vários sensores e câmeras por toda a loja e de um conhecimento profundo de big data (algoritmos).
Desta forma, você entra na loja, escolhe seu produto e só é tarifado depois que sair da loja com o que está na sua sacola real e virtual! Um espetáculo!
A Amazon é conhecida pelos preços mais amigáveis do mercado e, caso você esteja curioso com relação a isto, mesmo com toda essa tecnologia, os preços seguem sendo um diferencial!
#2 Amazon Books
Esta foi uma das lojas mais visitadas na NRF. Além do supermercado, a Amazon veio para o mercado físico com uma livraria!
OK… aparentemente nada de especial, certo?
Você está muito enganado!! Tudo é uma questão de exposição de produtos e comunicação com o cliente.
Pare e pense: Todas as livrarias que você conhece distribuem seus livros de lado e, em alguns casos, de frente. Concorda?
A Amazon Books coloca todos os livros DE FRENTE e isso faz com que você veja o livro da mesma maneira como ele é visto no site!
Claro que isso demanda mais espaço, todos nós sabemos disso, mas para o livro estar ali existe uma curadoria, feita na internet, pelos próprios leitores. Os livros mais procurados e com melhor avaliação são os selecionados para estarem presentes na loja física.
Outra forma de trazer o mundo online para o físico (olha eles integrados aí mais uma vez!!) é através dos comentários e avaliações. Para isso, embaixo de cada livro exposto existe uma plaquinha com um comentário, mostrando a opinião de uma pessoa que leu aquele determinado livro.
Esta é uma forma genial de humanizar a venda, além de ser uma maneira que a Amazon encontrou de usar um pouco de toda a informação que eles conseguem obter através do mundo digital.
#3 Bingo Box | Loja Autônoma
Não há lugar melhor do que a China para uma novidade tão diferente! Afinal de contas, é lá onde tudo pode ser massificado, já que a população é gigantesca. Uma loucura!
A Bingo Box é uma loja de conveniência que possui 15m2 e pode comportar entre 500 e 800 SKUs (Stock Keeping Unit – Unidade de Manutenção de Estoque). Os produtos vendidos incluem bebidas, alimentos, produtos de higiene e medicamentos.
De uma maneira bem genérica, poderíamos dizer que a Bingo Box é uma Amazon Go “com rodinhas”. Isto porque, além de ser praticamente autônoma, através de um sistema hidráulico ela pode ser programada para ser deslocada por meio de rodas desdobráveis! Atualmente existem mil unidades, mas o ano deve terminar com cinco mil lojas.
Ahh.. e todo o sistema está conectado com a plataforma WeChat, o WhatsApp de lá, o que permite que o cliente que está na loja possa ser atendido virtualmente.
OK! E na minha realidade?
A tecnologia também chega aqui no Brasil, de uma forma diferente e também muito interessante!
Nosso exemplo fica em Porto Alegre: é a loja pop up Pier Experience, mas pode chamar de Pier X.
Como o próprio nome diz é um local para se ter experiências novas! A loja/lugar funciona como um ponto de encontro da arte, gastronomia, música e varejo!
É o primeiro espaço “phigital” do Brasil. “Phigital” seria a união do físico (physic, em inglês) e do digital, sendo que a parte física, como eles mesmos definem, acontece pela experiência e construção de relações.
O digital vem através do aplicativo usado, desenvolvido pela empresa 4All, por onde são realizados os pagamentos. Neste caso, o espaço quer criar uma cultura em que não é mais necessário enfrentar filas para pagar as compras, precisando apenas do celular.
A 4All é uma empresa que está se tornando um marketplace para aplicativos, cujo propósito maior é reunir Apps com diversas funções dentro de apenas um aplicativo. Vale a pena pesquisar sobre eles!
No final das contas, você precisa entender como a tecnologia está e estará cada vez mais presente no dia a dia do varejo! É importante se acostumar com essas adaptações (além de ir acostumando os seus clientes!) e fazer com que a loja física se relacione diretamente com o mundo digital.
E você? Conta para gente qual tecnologia vai invadir a sua loja?
Beijos
Lu