Assista ao vídeo abaixo:
Quando estamos viajando ou “turistando” por aí, geralmente é necessário pagar para entrar nos museus. Mas, e se você fosse tivesse que pagar para entrar dentro de uma loja? Provavelmente você imaginou que isso seria um absurdo e que nunca iria funcionar. Acertei?
Outra ideia diferente: Já imaginou se a sua academia estivesse dentro de uma loja e não o contrário?
E se você fosse até uma loja para comprar roupas e não saísse dela com os produtos que você comprou?
Ok! Não parece normal. Mas, preciso te contar três coisas: existe fila de espera para entrar nesta loja paga, a loja e a academia estão dando super certo e o conceito de showroom está cada vez mais em alta!
Você acredita em mim? Para você não achar que eu estou doida, dê uma olhada nestes três exemplos:
Exemplo #1 – Museum of the Ice Cream (Museu do Sorvete)
Não, você não leu errado! Esse é o nome da LO-JA!
O sorvete, algo tão simples e adorado por todos, agora tem sua própria e única loja! Ela já pode ser encontrada em 03 diferentes cidades (Miami, São Francisco e Los Angeles). Mas, esteja alerta: algumas cidades já não possuem mais ingressos!
E qual é o diferencial de uma loja que você agenda um horário e paga para entrar?
Grande parte do espaço existe para você tirar fotos para postar nas suas redes sociais ou até mesmo guardar como recordação!
Funciona praticamente como os parques da Disney (inclusive já falamos sobre a Disney aqui!), onde se passa por uma experiência e, logo em seguida, há uma loja que possui tudo que está relacionado àquilo. Impossível resistir!!!
Exemplo #2 – Runner Camp
Vamos dar um pulo até Shangai, na China. Afinal, uma loja que possui uma academia dentro dela não pode ser ignorada! E como já falei a China foi um dos assuntos na NRF!
Esse é o caso da Runner Camp, que é uma loja com o conceito de showroom e o caixa não se faz mais necessário, pois as compras acontecem pelo celular, via internet.
No segundo andar há uma academia completa, que se conecta diretamente com o lifestyle destas pessoas (e clientes)!
A partir do momento em que se tem uma loja nesse conceito, a importância e o espaço que se dá para a experiência do cliente são gigantes! A pessoa fica envolvida com o ambiente e permanece mais tempo no local por estar intimamente ligada a ele!
Preciso dizer que os resultados vêm quase como consequência?
Exemplo #3 – Bonobos
A Bonobos é uma marca masculina que você vai até a loja física, compra o produto, mas ele não sai dela com você!
O produto que você comprou será entregue quando e onde você quiser!
Isso porque aqui temos mais uma loja do estilo showroom, onde o estoque passa a não ser mais um problema para a loja. A experiência acontece quando a pessoa vai até a loja física, tira todas as suas medidas e sabe exatamente o que a loja pode oferecer e o que se ajusta ao seu corpo.
A escolha é sua se você prefere comprar na loja física ou online. É uma forma de conquistar o cliente.
Além disso, um fato interessante e que mostra como esta ideia tem mesmo potencial. A marca foi comprada por um gigante: o Walmart.
Isso dá grandes indícios de que uma nova tendência pode estar surgindo, não é mesmo?
Ok! E na minha realidade?
A Vinci Shoes é uma marca de Estância Velha (RS) que segue este mesmo conceito de showroom!
A marca começou suas vendas pelo site e a produção dos sapatos acontece apenas após as vendas, o que permite que a marca siga o seu propósito de cuidar do impacto social ambiental gerado, voltando suas atenções para as pessoas!
Como era de se imaginar, a marca caiu no gosto do público e já existem duas lojas físicas, em Porto Alegre na Casa Prado e em São Paulo na House of All.
A loja física segue o mesmo sistema de um showroom, onde você prova o sapato, mas não sai com ele de lá. A entrega acontece alguns dias depois da compra, na sua casa.
Outro detalhe interessante é que, quando visitamos a loja em Porto Alegre, a customização dos sapatos estava acontecendo na loja física. É aquela maneira de colocar a “minha digital” no produto!
Por sinal, esse é o nosso próximo tema!
Ps.: Você viu o vídeo no YouTube sobre esse assunto?!? Entra lá!