Assista ao vídeo abaixo:
No post anterior, falamos sobre as inúmeras informações absorvidas nos eventos de pós-NRF e agora queremos fazer você perceber como é possível pensar o varejo de forma diferente! Para isso, nada melhor que alguns exemplos que já estão no mercado.
Mas, antes de qualquer coisa, quero que você conheça um dado de pesquisa que foi amplamente comentado nas palestras:
Caso você não saiba, os millenials são aquelas pessoas nascidas a partir de 1980, ok?
É mais do que importante você saber o que eles gostam! Afinal de contas, cada vez mais eles são os atuais e próximos consumidores.
Então… Por que não oferecer experimentação na loja para este público??? Ainda mais que este é o maior diferencial que uma loja física tem, quando comparada às lojas online!
Estas pessoas (os millenials nativos e não nativos) querem ir até a loja encostar no produto, experimentar os detalhes e ver quais as oportunidades e possibilidades que ele oferece.
Por isso, tenha uma loja:
“Teste-me agora e me ame para sempre!”
Exemplo #1 – Allbirds
A Allbirds é uma marca da Nova Zelândia que produz tênis de lã!
Ok… Super simples, ainda mais para um país que possui a maior produção de ovelhas do mundo. Então qual o diferencial dessa loja?
Você tem um convite para “andar sobre as nuvens” dentro da loja e testar o tênis que vai comprar.
Detalhe: Perceba que não é “só” dar aquela caminhadinha pela loja! Você testa o sapato sob maior pressão possível em uma roda de hamsters para humanos. Nada mais inusitado, não é mesmo?
Exemplo #2 – Dyson
Você já parou para pensar se uma marca que vende aspiradores de pó e secadores de cabelo pode estar fazendo algo diferente?
Sim!!! Mas, como?
A primeira coisa que a Dyson faz é apresentar os produtos quase como se fosse um museu, destacando cada produto na loja. Ao lado de cada um deles há um breve resumo do que ele oferece.
Em algumas paredes da loja o produto aparece desmontado, mostrando para o cliente como cada peça é fundamental para aquele resultado e valorizando toda a tecnologia por trás dos equipamentos.
A iluminação das lojas também é fantástica! Tudo faz parte de algo fundamental: Se a marca investe em tecnologia, o cliente precisa perceber este valor!
Por último, mas não menos importante, há uma agenda onde você pode marcar para secar seus cabelos e provar do produto que irá adquirir! Sim, até mesmo um secador de cabelo pode ser “experimentado”.
Exemplo #3 – Nike
A loja da Nike no Soho possui áreas para que você pratique esportes dentro da loja! Demais!!
O cliente pode jogar basquete em uma meia quadra, correr em uma esteira que é voltada para uma mega-televisão que em que ele escolhe com qual paisagem deseja correr e jogar futebol em uma quadra de grama sintética.
Além disso, tem um pouco também de loja “minha digital”. (Dando uma antecipada no próximo post, que vai falar de customização.)
No primeiro andar da loja você pode marcar e customizar seu tênis branco e deixar com a sua cara, cheio de personalidade! Uma versão absolutamente exclusiva!
OK! E na minha realidade?
Há alguns dias, comentamos no Instagram Stories algo que aconteceu com a jornalista Giane Guerra da Zero Hora, do Rio Grande do Sul.
Em um dia chuvoso, quando ela estava em Florianópolis com dois filhos pequenos e ficou três horas dentro da loja Decathlon.
Dentro da loja, as crianças puderem andar de bicicleta, sem que isso fosse um problema! Aproveitaram o espaço da loja com o consentimento do gerente, porque afinal de contas os produtos estão ali para serem provados, testados e comprados pelos clientes!
Pergunte para a Giane qual a loja de esporte favorita dela! Fácil de imaginar, né?!
São essas experiências que fazem a diferença na vida das pessoas e fazem com que as marcas/lojas sejam lembradas!
E agora? O que o seu cliente pode experimentar na sua loja?
Até a próxima!
Beijos
Lu
Ps.: Você viu o vídeo do YouTube sobre esse assunto? Acesse aqui!