Lembra que já falamos sobre a fantástica arte de contar histórias na vitrine? Do impacto gerado e de como são capazes de mexer com a emoção das pessoas a ponto de atrair elas para dentro da loja?
Pois bem, hoje vamos da teoria para a prática: separei 3 histórias super legais para inspirar você na hora de montar sua vitrine de Natal!
Os exemplos que vou apresentar são de vitrines muito bem elaboradas, feitas por uma grande loja de departamentos centenária, em Londres, que, obviamente, investe muito dinheiro em projeto, profissionais e materiais para, então, executar verdadeiras obras de arte.
Estou me referindo a Selfridges, que dá um verdadeiro show no quesito vitrine!
Talvez essa não seja a sua realidade, mas não se assuste!! Esqueça quanto tudo isso custa, abra o coração e olhe para as vitrines buscando ver apenas o essencial, ou seja, a história que está sendo contada através delas.
Nos exemplos que vou mostrar a seguir, observe que o tema é sempre o mesmo (Natal), mas veja que a cada ano ele é visto com um olhar bem diferente.
E o mesmo pode ser feito na sua vitrine!
É simples! Escolha um tema e pense na história que você irá contar. Comece imaginando uma cena: um jantar de Natal? Ótimo! Agora imagine todos os detalhes que compõem esta cena. Como é feita a iluminação do ambiente? Tem velas? O clima parece frio ou quente? Analise tudo! Pense em todos os personagens e nos elementos presentes. Quem são? Quantos são? O que eles estão fazendo? Como estão vestidos? Eles estão distantes ou próximos, como se estivessem conversando?
Entendeu como funciona?
Esta é uma das melhores maneiras para você alimentar seu repertório de ideias para vitrine!
Agora vamos as histórias!!
#1 HISTÓRIA DE NATAL | 2011 Selfridges – White Christmas (Natal Branco)
Ilustrar e contar a mensagem de Natal com o branco e o brilho foi o que aconteceu na Selfridges em 2011. Mas as vitrines foram além disso, pois cada uma delas funcionava como uma caixa de som, tocando músicas natalinas.
O sistema utilizado surgiu a partir da união da Selfridges com a Condiment Junkie Design, ou seja, uma associação de marcas. Elas desenvolveram um sistema onde o vidro se transformava na caixa de som. Muito interessante!
Veja você mesmo:
Ok! Mas, como adaptar para a minha realidade?
Primeiro de tudo escolha uma cor, pode ser o mesmo branco ou até um vermelho ou verde. E não esqueça do brilho! Ele unido à iluminação faz MUITA diferença!
Agora pense em todos os detalhes que irão compor a cena, das roupas até o menor detalhe do cenário. Como você pode ver no vídeo, a Selfridges pensa em todos os detalhes com carinho. Você deve fazer o mesmo! 😉
Quanto à música, não se assuste, sabemos que esse tipo de tecnologia demanda um orçamento maior. Mas você pode e deve pensar na música que estará tocando dentro da sua loja. Ela ajuda na identificação do cliente com a marca! Aliás, esta dica vale para qualquer época do ano!
#2 HISTÓRIA DE NATAL | 2013 Selfridges – The Wish List (A Lista de Desejos)
Em 2013, a Selfridges fez uma mescla entre as histórias de Gulliver, um médico que foi desvendar novas terras e encontrou um povoado onde as pessoas não mediam mais do que 15cm, e o Natal.
Como isso aconteceu? Montando uma estação de ski cheia de pequenos Papais Noéis e uma lista de desejos em escala gigante!
A lista de desejos vai desde tênis até fone de ouvido, passando por roupas, câmera fotográfica, garrafa de tequila, perfume e até massa de modelar. Esta mescla trouxe um resultado incrível pelo uso de diferentes escalas e pela possibilidade de valorizar os diferentes produtos encontrados na loja. Fora que é muito fofo encontrar pequenos Papais Noéis em uma grande estação de ski. Você não acha??
Ok! Mas, como adaptar para a minha realidade?
A principal dica desta vitrine é o uso de escalas – inclusive falo sobre ela no curso Vitrine de Sucesso. Esta estratégia é capaz de atrair o olhar do cliente por ser algo inusitado, fora do comum!
No Brasil, você pode levar o Papai Noel para a praia, afinal de contas, por aqui estamos no verão. Uma vitrine assim com certeza vai dar o que falar!
#3 HISTÓRIA DE NATAL | 2017 Selfridges – With Love from Selfridges (Com Amor, da Selfridges)
Neste ano a Selfridges criou o desfile do amor! As vitrines viraram um verdadeiro desfile em nome deste sentimento que está no coração de todos nós e que deveria se espalhar pelo mundo.
Com o uso de faixas e bandeiras, as composições são enquadradas por uma iluminação de destaque, semelhante àquela usada nos espelhos dos camarins. Isso chama muito a atenção de quem passa em frente à loja.
Outro detalhe importante: por se tratar de um desfile, a turma de manequins foi colocada em fila, com pequenas variações na sua posição para dar movimento à cena. Caso você tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre técnicas de exposição, sugiro que você dê uma olhada no curso Vitrine de Sucesso.
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Repare também que existe um padrão no uso das cores. Veja que todos os fundos de vitrine são vermelhos e as roupas selecionadas seguem esta linha junto com o azul, verde e dourado. Isso é fundamental para manter a harmonia da composição, dando unidade ao conjunto (ainda mais no caso da Selfridges, que tem mais de 10 vitrines!).
Ok! Mas, como adaptar para a minha realidade?
A ideia de usar um desfile como tema para ambientar a vitrine, além de simples, pode ser bem atraente para a exposição de produtos grandes ou pequenos. Pense nisso! Que tipo de desfile pode fazer sucesso na sua vitrine?
Bom, espero que eu tenha inspirado você para este Natal, ou quem sabe, para o Natal do próximo ano! Para mim, o importante é fazer com que você saia “fora da caixa”, enxergue outras possibilidades e veja que é possível fazer algo diferente usando a criatividade!
Um beijo e Ho-ho-hooo!!!!!!
Lu
P.S.1: No ano passado, fizemos um post sobre as vitrines de Natal que deram um show nas ruas de Nova York. Caso você não tenha visto, dê uma espiadinha!