Há alguns dias li um livro muito bacana: O JEITO DISNEY DE ENCANTAR OS CLIENTES, da Editora Saraiva, escrito pelo Disney Institute.

Recomendo!

Entre outras sacadas incríveis presentes neste livro, estão os 10 Mandamentos do Mickey, que são os princípios de design de cenários aplicados pela Disney.

É possível, facilmente, aplicar estes mandamentos nos nossos negócios.

Portanto, leia com calma e reflita… Seguir os mandamentos de uma história de tanto sucesso pode ser a chave para o SEU sucesso!

Os 10 Mandamentos do Mickey!

1. Conheça o seu público

Você conhece o seu cliente? Isto é fundamental!

Qual a sua idade, ocupação, onde mora? É sempre interessante saber também outras características dele, como seus hobbies, se gosta de viajar ou pratica algum esporte, entre outros.

Tudo isto ajuda você a interagir com seu cliente e falar diretamente com ele, facilitando as vendas futuras.

2. Entre na pele dos seus convidados

Como seu cliente se sente na sua loja? Avalie seu negócio do ponto de vista dele.

Para a Disney, clientes são como convidados, pois quando chamamos alguém para a nossa casa, queremos que esta pessoa tenha uma boa impressão, se sinta bem, esteja confortável para permanecer por bastante tempo e voltar sempre.

Faça o mesmo quando receber alguém em seu negócio.

3. Organize o fluxo de pessoas e ideias

Entender por onde os clientes e funcionários circulam é essencial para facilitar a experiência de todos na loja. Pense de forma organizada!

Desta forma, evita-se perda de tempo, melhora-se a percepção do ambiente, além de colaborar com as vendas.

4. Crie um Ponto Focal

Fizemos uma leve adaptação neste mandamento.

No mandamento original, o ponto focal é chamado de “wienie”, ou ímã visual, que é utilizado para orientar e atrair os clientes. No parque Magic Kingdom, da Disney, o “wienie” é o Castelo da Cinderela, que guia as pessoas e as leva para aquele local.

No seu negócio, o ponto focal é o responsável por atrair o cliente até um determinado espaço da loja. Dependendo do tamanho dela, pode haver mais de um ponto focal. Seja criativo e organizado!

5. Use linguagem visual

Somos visuais, ou seja, quando olhamos um texto, primeiro vemos a imagem e depois fazemos a tradução dele.

Pense nisso!

Esta característica permite que a comunicação seja feita com formas, cores, fotos de pessoas e paisagens, entre outros. Desta maneira, o seu negócio consegue se expressar de forma clara, direta e eficiente!

6. Evite excessos, crie surpresas

Este mandamento vale para todas as áreas da loja, desde a vitrine até o caixa.

Dê informações ao seu cliente, mas não exagere. Lembre-se: menos é mais!

Busque sempre proporcionar uma surpresa agradável ao seu cliente, o que pode ser determinante para a decisão de compra dele.

Faça com que ele diga: UAU!!!

7. Conte uma história por vez

A técnica de narrar histórias cria uma relação mais direta e emotiva entre o seu negócio e o seu cliente.

Sempre que possível, use esta técnica e conte, principalmente, a sua história.

Além disso, envolva seus clientes com pequenas histórias, que podem ser desde a escolha das roupas da coleção até a história dos produtos em si.

Mas, lembre-se de contar cada uma delas separadamente, usando um cenário para cada grande ideia.

8. Evite contradições: mantenha a identidade

Seu cliente, a partir de um determinado momento, se identificará com a sua marca, como se ela fosse uma amiga ou uma pessoa próxima.

Mantenha sua identidade!

Contradições podem causar estranheza, prejudicando o seu relacionamento com o cliente.

9. Cada grama de atenção proporciona uma tonelada de prazer

Adoramos essa frase!

Estimule todos os sentidos do seu cliente, captando a sua atenção e gerando encantamento durante a sua experiência dentro da loja.

Lembre-se que são cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.

Tente imaginar o que você pode fazer com cada um deles e esteja sempre atento aos detalhes!

10. Continue assim

Nunca esqueça dos mandamentos!

Tudo pode ser aprimorado!

Sempre releia esta lista e pense no que você pode fazer melhor. Isto ajudará a manter um padrão de qualidade, aproximar clientes e gerar resultados.

Gostaram?! Deixe seu comentário, será um prazer trocar uma ideia com você!

Até a próxima!

Luiza

CRÉDITOS
Imagem 01: Arquivo VP

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