Capa - Menina Pulando - Vitrine Perfeita

Assista o vídeo sobre o assunto no YouTube:

As lojas pop-up são lojas temporárias e definitivamente não são uma novidade!

É um conceito que já tem mais de 18 anos, mas que ainda não é amplamente difundido no mercado brasileiro.

Hoje estamos aqui para saber mais sobre as lojas pop-up, como elas podem ser uma oportunidade e como você pode aproveitar este conceito, mesmo que em menor escala, para aplicar hoje mesmo no seu negócio!

Vem comigo no Vitrine Perfeita Repórter de hoje!

01 - Globo Repórter - Vitrine Perfeita

# O QUE SÃO LOJAS POP-UP?

Nada mais são do que lojas temporárias. Este é um conceito nascido nos anos 2000 nos Estados Unidos e que era voltado principalmente para venda de produtos muito sazonais.

Em outras palavras, as lojas pop-up são pontos de venda que abrem como os outros, mas têm uma vida limitada, entre um dia e um ano.

Elas abrem, fazem barulho e fecham e esse é o ponto!

Toda loja tem uma finalidade comercial e com as pop-ups não é diferente. No entanto, elas estão menos sujeitas às pressões comerciais do que as demais.

Para você ter uma ideia, não é raro encontrar lojas pop-up que não possuem metas de vendas.

Parece estranho? Mas não é!

Algumas delas buscam, principalmente, divulgação, seja de uma marca ou de um novo produto ou serviço.

02 - Liquidação - Vitrine Perfeita

# QUAL O OBJETIVO DAS LOJAS POP-UP?

Como você pode perceber, há dois tipos principais de lojas pop-up: aquelas voltadas para vendas em um período limitado e aquelas mais “conceituais” que visam a fortalecer o valor de uma marca.

No primeiro caso, o propósito comercial é o fio condutor.

Já no segundo caso, ele se torna acessório e a energia é investida no design da loja para gerar o máximo de olhares, cliques e compartilhamentos.

De qualquer maneira, em ambos os casos a marca quer iniciar um contato direto com o cliente.

Atualmente, essa é uma estratégia essencial para conquistar a fidelidade de um público muito exigente: os millennials.

Eles chegaram à fase de população economicamente ativa (aquela inserida no mercado de trabalho e com o dinheiro no bolso) e as marcas, principalmente as de luxo, estão ávidas para torná-los consumidores cativos!

Vale lembrar que uma das características dessa geração é a exigência de uma experiência de compra multicanal. Ou seja, eles querem todas as facilidades que uma loja digital pode oferecer, mas não abrem mão de ver, tocar, ter um contato direto com a marca e com o produto.

Neste caso, as lojas pop-up servem perfeitamente a esse propósito!

03 - Millenials - Vitrine Perfeita

# ONDE AS LOJAS POP-UP VIVEM?

Basicamente, em qualquer lugar.

Por não exigirem grande estrutura, as lojas pop-up possuem grande flexibilidade e podem ir aonde seu público-alvo estiver. E isso é uma de suas grandes vantagens!

Graças a essa maleabilidade, esse tipo de empreendimento consegue oferecer experiências personalizadas e, assim, encantar seus clientes.

Por serem lojas temporárias, elas não precisam adotar conceitos da marca na arquitetura da loja.

Dessa forma, é possível incorporar regionalismos, fazer referências a grandes eventos ou datas comemorativas. Tudo é válido para atrair os olhares dos clientes e fornecer uma experiência marcante.

04 - Louis Vuitton - Vitrine Perfeita

# DO QUE SE ALIMENTAM?

Como vimos, nem sempre as vendas são o foco principal desses empreendimentos.

As lojas pop-up se alimentam, principalmente, de oportunidades!

Datas festivas, como Natal, dia dos namorados, dia das mães, Páscoa, etc. são excelentes oportunidades para a abertura de uma loja temporária.

Nessas épocas, além do comércio ficar superaquecido, também ocorre o fenômeno da venda de produtos sazonais.

No entanto, essas lojas também são ótimas para estimular o consumo por impulso.

Um exemplo bem prático disso é o que acontece nas lojas em eventos como o Rock In Rio ou outros grandes shows. A oportunidade está ali e se você não comprar a sua camiseta do show neste exato momento, é possível que você se arrependa por muito tempo!

05 - Show - Vitrine Perfeita

# QUAIS AS VANTAGENS DAS LOJAS POP-UP?

Já falamos de algumas vantagens desse tipo de loja, mas ainda tem mais. Confira!

  • CRIATIVIDADE: a marca costuma fazer um esforço considerável em termos de design, decoração, publicidade, etc. para trazer o cliente para o seu mundo. Como vivemos em uma sociedade altamente conectada, vale o esforço para gerar cliques e marketing espontâneo.
  • AVALIAÇÃO DE UM NOVO PRODUTO OU SERVIÇO: Uma loja pop-up é perfeita para testar a recepção de novos produtos ou serviços, além de ser possível avaliar a lógica, métodos de venda, merchandising, etc… antes de uma distribuição em maior escala.
  • APROXIMAÇÃO COM A COMUNIDADE E COM O SEU PÚBLICO: Se você é uma nova marca, é a uma ótima maneira de se apresentar no mercado. Se já estiver há alguns anos na estrada, é uma oportunidade para tornar-se mais forte. Para todos os casos, é um ótimo canal para se comunicar ao vivo com seu público, especialmente para as lojas que têm suas bases no comércio eletrônico.
  • CUSTO REDUZIDO: a duração do engajamento é curta por definição, portanto, isso implica em menos aluguel, impostos, salários, etc.
  • AVALIAÇÃO DE NOVOS MERCADOS: Se você estiver pretendendo adentrar em novos mercados, antes de se jogar de cabeça e ter custos altíssimos com marketing, estrutura física, etc, convém experimentar a aceitação por meio de uma loja pop-up.

06 - Caderno com Anotações - Vitrine Perfeita

# PRECISA DE DICAS PARA ABRIR SUA LOJA POP-UP?

Se você é uma grande marca com um orçamento infinito, provavelmente não precisa de nenhum conselho. Apenas invista!

Se você é uma startup ou um pequeno empreendimento, as lojas pop-up podem ser uma ótima opção para você entrar com o pé direito no mercado.

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados:

  • Abra sua loja o mais próximo possível do seu público-alvo, mas busque locais estratégicos, com alta movimentação. A pesquisa de mercado é um passo imprescindível nesse processo.
  • Mesmo com uma loja pop-up, os custos podem ser altos, muito altos para uma startup. Uma opção para gastar menos é fazer uma parceria com uma loja de um segmento diferente, mas com a qual você compartilhe o mesmo perfil de clientes (idade, nível social, renda, etc.).
  • Não tenha medo de ousar! As lojas pop-ups geralmente são marcantes e chamativas. Com uma vida curta, a primeira impressão pode ser sua única chance.

07 - Faça Algo Extraordinário - Vitrine Perfeita

# É POSSÍVEL “SER POP-UP” SEM TER UMA LOJA?

Sim, você pode e deve ser POP-UP, o tempo todo!

Ou seja, você precisa inovar e experimentar oportunidades sempre que isso for possível.

Você pode ter um espaço pop-up, onde é possível testar produtos, criar parcerias, fazer eventos e muito mais e com isso você irá atender uma necessidade cada vez mais presente nos clientes de hoje em dia: buscar sempre por novidades!

Quem sabe num destes “testes” você acaba descobrindo uma bela oportunidade?

O seu pote de ouro no fim do arco-íris!

08 - Neon Arco-íris - Vitrine Perfeita

# QUER CONHECER DOIS EXEMPLOS?

O primeiro exemplo é da Louis Vuitton.

Em 2017, pela primeira vez no Brasil, a marca abriu duas lojas pop-up em parceria com os Irmãos Campana, sendo uma em Goiânia e outra em Recife.

Devido ao sucesso, a empresa francesa repetiu a parceria em 2018, dessa vez nas cidades de Porto Alegre e Campinas.

10 - Louis Vuitton - Vitrine Perfeita 09 - Louis Vuitton - Vitrine Perfeita

E o segundo exemplo é a Loja Pop-Up da Zola, empresa americana que oferece tudo o que você precisa para um casamento.

Desde os convites até a lista de presentes.

Nós visitamos esta Loja Pop-Up, na 5a Avenida em Nova Iorque, quando estivemos na cidade para O Big Show da NRF, a maior feira de varejo do mundo.

Você pode conhecer a loja no vídeo do nosso canal no YouTube:

[A Loja Dos Noivos: Da Lista ao Convite de Casamento | VITRINE PERFEITA]

Agora você já conhece o essencial de uma loja pop-up! Vá em frente em busca das oportunidades!

Obrigada pela companhia e até a próxima!

Luiza =)

CRÉDITOS
Capa – Menina Pulando: Unsplash – Anthony Ginsbrook
Imagem 1 – Globo Repórter: Globo Repórter
Imagem 2 – Liquidação: Unsplash – Artem Bali
Imagem 3 – Millenials: Unsplash – Julián Gentilezza
Imagem 4 – Louis Vuitton: Unsplash – Christian Wiediger
Imagem 5 – Show: Unsplash – pixpoetry
Imagem 6 – Caderno com Anotações: Unsplash – Glenn Carstens-Peters
Imagem 7 – Faça Algo Extraordinário: Unsplash – Clark Tibbs
Imagem 8 – Neon Arco-Íris: Unsplash – Ana Cruz
Imagem 9 e 10 – Louis Vuitton: br.louisvuitton.com

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