Assista o vídeo sobre o assunto no YouTube:

É fundamental caprichar na vitrine de dia das mães! Esta é uma das principais datas do varejo e é necessário se dedicar na organização da vitrine para representar os mais diversos tipos de mães.

Apesar de ouvirmos que “mãe é tudo igual”, cada mãe tem um estilo diferente.

Existem muitos tipos de mães e cada uma delas pode ser representada de maneiras variadas na vitrine da loja.

Para dar uma ajudinha, preparamos cinco perfis diferentes de mamães com algumas dicas para otimizar a sua vitrine de dia das mães e encantar os clientes.

Ahhh… e um detalhe importante: os clientes no dia das mães são os seus filhos!

Por este motivo, a Comunicação (um dos 3 Pilares de uma Vitrine de Sucesso) precisa fazer com que os filhos se identifiquem com o perfil da mãe que está na vitrine. Preste bastante atenção neste detalhe!

Dito isso, vamos falar dos 5 tipos de mães e as 10 ideias de vitrine de dia das mães!

MÃE ROMÂNTICA

Conhecida como a carona oficial dos filhos e dos amigos, ela está presente em todos os momentos, sempre com uma câmera nas mãos.

Não mede esforços para participar ativamente do dia a dia com seus filhotes, nem que seja pelo WhatsApp com “algumas” mensagens carinhosas de bom dia, boa tarde, boa noite e durma bem! =)

É reconhecida por demonstrações públicas de amor e todos que conhecem seus filhos também a conhecem.

A felicidade dela é ver a família inteira reunida e feliz! Ela é reconhecida pelo seu poder de organização e pelas festas, pois não deixa passar em branco nenhuma data comemorativa.

TRADIÇÃO

A primeira possibilidade de vitrine é a mais tradicional. Normalmente, a vitrine de dia das mães é enfeitada com corações e flores, remetendo ao amor materno. Esse tipo de decoração atrai quem se identifica com esse tipo de perfil amoroso.

Mas, para não cair no clichê, apresente a decoração de forma diferenciada, como um canteiro de tulipas, por exemplo.

Invista em diferentes tons de vermelho e rosa, além de diversificar as opções. Apresente, na vitrine, produções completas. Por ser uma mãe voltada aos filhos, é importante montar uma vitrine que espelhe a mãe, ou seja, que a coloque em primeiro lugar.

Uma dica importante neste caso é que se você tem um calendário de vitrines definido poderá reaproveitar os materiais utilizados, como corações e flores artificiais em outras datas, como por exemplo na vitrine de dia dos namorados.

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

INOVAÇÃO CLÁSSICA

A segunda opção para a mãe romântica é uma vitrine que seja uma releitura, apresentando os elementos tradicionais de uma forma inovadora.

A utilização de outros tipos de plantas além da rosa já é uma atualização. A intenção é apresentar uma decoração que fuja da centralização de flores e corações, mas que remeta a eles!

Ramos são sempre uma possibilidade. Podem ser utilizadas folhagens e plantas para compor um visual romântico e moderno. Quanto aos produtos, procure destacá-los, utilizando sempre o contraste.

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

MÃE URBANA

A vida moderna apresentou um novo tipo de mãe: a urbana.

Ela é uma trabalhadora atarefada, mas não mede esforços para possibilitar aos filhos conforto e possibilidades diversas.

Realizada profissionalmente, divide seu tempo entre trabalho e família e apesar de não conseguir estar com os filhos o quanto gostaria, nem por isso é menos participativa.

É conhecida pelo visual, que sempre remete ao ambiente corporativo. Mesmo não estando em todas as reuniões de escola, não deixa de proporcionar momentos significativos na vida dos filhos.

TRADIÇÃO URBANA

Por ter uma carreira de sucesso, a vitrine de dia das mães ideal é com decoração minimalista. Podem ser utilizados os elementos característicos, como corações e flores, mas o ideal é que fujam do tradicional.

Formatos diferentes, cores variadas, poucos elementos decorativos são essenciais para o público da mãe urbana. O ideal é buscar na mulher a inspiração decorativa.

Busque compor uma vitrine que traga produtos e elementos que se relacionem com o ambiente executivo ou ao urbano. Opções mais sóbrias, em contraste com as decorações, são importantes e atraem os olhares.

Outra alternativa é usar elementos urbanos como o grafite. Esta é uma estratégia excelente, capaz de dar um toque de arte na sua vitrine.

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

MINIMALISTA ILUMINADA

O foco para essa mãe é o minimalismo.

Por isso, uma opção é a composição de vitrine de dia das mães sem decoração, apenas com a utilização dos produtos. Nela é essencial que haja um jogo de luz inteligente, tornando os produtos mais atrativos e dando o devido destaque.

Para essa vitrine, busque a harmonia: a utilização de um único tom auxilia na composição. Todo o foco estará na forma como a vitrine está organizada e, por isso, deve-se inovar.

Quando houver manequins, disponha-os de forma diferenciada. Já produtos em pedestais pedem opções criativas, mas ao mesmo tempo sóbrias.

Não esqueça de comunicar que é dia das mães, talvez com um adesivo na vitrine, ou até mesmo reforçar que esta é uma vitrine de dia das mães para uma mãe urbana.

Isso é diferente e chama a atenção!

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

MÃE AVENTUREIRA

Para a mãe aventureira, o mundo é sua casa.

Ela está sempre de mala pronta! Disposta a viajar e a conhecer novas culturas e novos lugares. É uma mãe inquieta!

Não tem medo de testar e nem de conhecer novas possibilidades. Ela sempre está em busca do próximo desafio!

Sua casa tem muitas recordações de cada uma de suas viagens. Ela é eclética e gosta de se reinventar.

URBANISMO AVENTUREIRO

Por ser uma viajante, uma vitrine de dia das mães para as aventureiras pode remeter aos grandes centros urbanos. Usar uma decoração inspirada em cidades como Londres, Paris e Nova Iorque são apostas certeiras!

Procure dispor os produtos de forma que eles estejam interagindo com a decoração. Busque na coleção a inspiração urbana.

Uma possibilidade interessante é utilizar a cultura de destinos inusitados para a composição: Hong Kong pode ser tão interessante quanto Roma!

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

AVENTURA COTIDIANA

Uma opção de vitrine para a mãe aventureira é combinar a rotina do dia a dia com a aventura.

Por mais que essa mãe esteja sempre viajando, ela conta com seus compromissos rotineiros, principalmente os de beleza. Por isso, na vitrine, busque uma decoração suave, com elementos do universo feminino.

Os produtos devem estar dispostos de forma interativa e diferenciada. Uma opção inovadora é a ausência dos produtos físicos dispostos, mas que devem ser utilizados de outras maneiras.

Nesse caso, é importante que a vitrine esteja decorada com fotos ou desenhos dos produtos. Este tipo de vitrine é ousado, o que combina bem com a busca por novas possibilidades dessa mãe.

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

MÃE ESPORTISTA

Para a mãe esportista nada é impossível: cuidar dos filhos e do corpo é algo simples para elas.

Sempre ativa, busca equilibrar corpo e mente. Seja participando da maratona de Boston ou indo à reunião de pais.

Essa mãe é sempre participativa e ativa!

Ela gosta e incentiva que sua prole pratique esportes e desenvolva a paixão pela atividade física.

VITRINE ATIVA

Para uma decoração de vitrine de dia das mães eficiente, é importante adicionar movimento. A decoração é, nesse caso, um acessório.

O ideal é que a vitrine passe a ideia de atividade, seja com corridas, academia, ioga, luta de boxe, etc.

É uma proposta desafiadora, mas pode ser alcançada facilmente, apenas com a adição de pequenas mudanças na disposição dos manequins, por exemplo.

Aliás, invista em manequins reais porque eles são os embaixadores da marca!

Cada vez mais os manequins esportivos estão com posições que revelam o movimento feito nos esportes.

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

UNIVERSO ESPORTE

Uma opção bastante criativa é a colaboração com lojas de objetos do mundo dos esportes para a disposição e apresentação de produtos.

Você pode utilizar argolas da ginástica olímpica, traves, representação de piscinas, etc. Tudo pode virar um objeto decorativo!

O segredo é preservar o destaque para os produtos e ambientar a vitrine. Os objetos acabam criando uma vitrine bastante chamativa.

Por isso, utilize cores claras nos expositores e mantenha os produtos em primeiro plano. Se possível, utilize jogo de cores criativos.

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

MÃE DIVERTIDA

Sempre com um sorriso no rosto, a mãe divertida atravessa pela vida de forma leve e bem-humorada.

Para ela, o pensamento positivo é um acessório essencial!

Ela sempre tem uma frase divertida para alegrar o dia e tornar tudo mais leve.

Está sempre envolvida com as atividades do filho, é criativa na resolução de problemas e busca passar o seu estilo e modo de ver a vida para os filhos.

CRIATIVIDADE

Nada expressa mais essa mãe do que uma vitrine criativa.

Para a mãe divertida, o importante é sair do tradicional e quebrar as regras! Por isso, aqui, inovar é a regra.

Os produtos devem compor a decoração e, ao mesmo tempo, brigar pelo espaço. A vitrine criativa é, muitas vezes, um espaço de testes e descobertas.

Por isso, o absurdo é esperado e apreciado e a harmonização, aqui, ganha nova definição: é aquela que permite extrapolar a tradição.

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

DIVERSÃO ANIMAL

Uma vitrine de dia das mães com referências de animais pode ser uma opção divertida, mas sem que haja uma quebra tão grande com o tradicional.

Utilizar estátua de animais, por exemplo, adiciona diversão e leveza. Afinal, também existem as mamães de cachorros e gatos hoje em dia!

Os produtos podem interagir com esse ambiente animal, ajudando a compor a decoração.

O essencial aqui é resgatar uma leveza e um ambiente descontraído. Por isso, nada de cores muito sóbrias e fechadas! A vitrine deve ser vibrante e colorida.

Vitrine Dia das Mães - Vitrine Perfeita

Independente da mãe, a vitrine de dia das mães deve ser irresistível!

Combine cores, destaque produtos e, principalmente, monte um espaço que identifique sua marca e se conecte com o público que você quer impactar.

Lembre-se que apesar de muitas ideias que apresentamos aqui talvez não serem do seu nicho de mercado, o importante é pegar o contexto, a essência e aplicar isso na sua realidade!

Ahhh… e nada de copiar hein!? O objetivo aqui é estimular a sua criatividade!

Fuja do tradicional e inove na sua vitrine de dia das mães! Se conecte com os filhos e mostre que a sua loja tem o presente ideal para a mãe dele!

Afinal de contas, ela é única!

Mesmo que mãe, seja tudo igual: Cheia de amor e carinho!

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

EBOOK – GUIA VITRINE DIA DAS MÃES

8 Dicas Para Renovar o Visual da Vitrine

CRÉDITOS
Capa: Arquivo VP
Gif 1 – Mãe e Filho: Giphy – TV Land
Outras Imagens: Arquivo VP

POSTS NA SEQUÊNCIA