Desde que o varejo é varejo, toda e qualquer loja sabe que há um calendário de datas a ser explorado. Existem datas e épocas especiais durante o ano que têm a capacidade de estimular o consumo e, portanto, são determinantes para aumentar o faturamento da loja.
É fundamental que as vitrines acompanhem este calendário, já que a vitrine é o primeiro ponto de contato com um potencial cliente.
Chega a ser um pouco óbvio até, afinal de contas quem não acredita que as vendas aumentem no Natal e no Dia das Mães? Outros exemplos do calendário do varejo que são bastante conhecidos são o Dia dos Pais, Dia dos Namorados, a chegada das estações, lançamento de coleções, etc.
As lojas se planejam para isso todos os anos… e é exatamente neste ponto que eu gostaria de chegar: PLANEJAMENTO.
A partir de um planejamento bem feito, com calendário definido e pensado com antecedência, é possível ir muito além das datas tradicionais. Chamamos estas de datas secundárias.
Você já parou para pensar na quantidade de possibilidades a serem exploradas? É possível chamar a atenção dos clientes a partir de temas super criativos e que podem ser muito eficientes: fotografia, viagem, bichos de estimação, esportes, orgulho gay, rock and roll… A lista não termina nunca!
Você, melhor do que ninguém, sabe a mensagem que vai cativar e conectar com seus clientes!
Este planejamento vai permitir que você consiga reutilizar materiais, o que além de ser sustentável, possibilita menores investimentos. Tendo um Norte, ou seja, com as ideias bem definidas, você será capaz de montar vitrines criativas e diferentes!
Vou aproveitar a oportunidade para te dar uma dica de onde buscar ideias de vitrines que podem servir como modelos quando você for montar a sua!
Conhece nosso perfil no Instagram?
No @vitrineperfeita tem várias ideias e referências que podem servir de inspiração para você aplicar na sua loja (ou em seus projetos).
Olha que bacana, por exemplo, a vitrine da Loja João & Maria (@joaoemaria_redencao no Instagram), feita a partir de um post nosso do Halloween, que por sinal também é uma data secundária, mas cada vez mais na moda.
Instagram da @vitrineperfeita
Vitrine da @joaoemaria_redencao
Vitrine da @joaoemaria_redencao
Muitas vezes nos deparamos com vitrines bonitas e criativas, embora às vezes elas pareçam muito complicadas. Mas, sempre é possível buscar inspiração a partir das boas referências e adaptar para a sua realidade.
Espero que você pense na ideia de planejar as atividades da sua loja a partir de um calendário, seja nas vitrines (externas e internas), assim como nas ações de marketing, comunicação, etc.
Além de, claro, ser criativo ao fazer as vitrines da loja. Nós estamos aqui para te ajudar com isso!
Por sinal, ficaremos muito felizes com a sua participação no nosso Instagram! Sempre que você fizer ou encontrar uma vitrine legal, poste ela com a hashtag #minhavitrineperfeita e nos marque na foto, ok? Vamos repostar as melhores no nosso perfil mencionando como referência para outras pessoas, que assim como você, também curtem novas ideias! Combinado?
Beijo e BUUÚ!
Feliz Dia das Bruxas!!!
Lu