ATENÇÃO, ATENÇÃO!!!

IMPERDÍVEL!!!

O TEMA DE HOJE É BLACK FRIDAY!!! =)

Olá!

Ainda não é Black Friday, mas o tema é esse. Até porque estas duas palavrinhas mágicas parecem estar em todos os lugares.

Você concorda? Se não concorda… dá uma olhadinha nas vitrines e anúncios online!

Até nós entramos no clima! Mais para o final eu falo sobre isso.

A Black Friday, que em inglês significa “Sexta-feira Negra”, é uma data muito famosa, principalmente nos Estados Unidos, sendo a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving).

Já o Dia de Ação de Graças é uma data muito tradicional e festiva nos Estados Unidos e Canadá, tão importante quanto o Natal. Inclusive, é feriado nacional, exceto por alguns estados canadenses.

Existem duas teorias sobre o surgimento do nome Black Friday: uma delas fala que a expressão surgiu após duas instituições financeiras terem quebrado no final do século XIX, justo numa sexta-feira e em plena corrida do ouro e a outra diz que os policiais da Filadélfia, na década de 60, teriam criado o termo, pois o trânsito da cidade ficava caótico após o feriado do Dia de Ação de Graças.

Eu gosto mais da segunda teoria! Evidente que quando há mais movimento, há mais vendas! E assim a data ficou famosa, tornando-se o grande dia dos descontos nas lojas americanas.

Você lembra das pessoas correndo desesperadamente para pegar os produtos da loja? Você já deve ter visto alguns vídeos, no mínimo engraçados, com filas intermináveis e pessoas brigando por uma televisão nova.

No Brasil a data surgiu há sete anos com a ideia de aquecer as vendas de novembro. Primeiramente no comércio online, mas hoje atinge também o varejo físico, desde os pequenos até os grandes varejistas.

Inicialmente o termo era bem desconhecido. Eu diria até que era uma data do calendário alternativo. A data ficou, inclusive, com uma fama ruim pois algumas lojas, infelizmente, usaram o discurso de grandes descontos para vender produtos pela “metade do dobro do preço”.

Atualmente, os consumidores se acostumaram com a proposta de grandes descontos e estão mais atentos a este jogo de preços. Hoje as lojas têm praticado preços verdadeiramente promocionais. Basta ficar de olho nas oportunidades!

Hoje, definitivamente, a Black Friday está consolidada e faz parte do calendário principal do varejo. Há alguns debates em andamento sobre a alteração da data para agosto ou setembro, a fim de evitar o conflito com as vendas de Natal. Eu acho uma boa ideia, pois é uma maneira de aquecer esta época do ano sem prejudicar o movimentado final do ano.

Enquanto isso não acontece, a expectativa para 2017 é que o crescimento das vendas na Black Friday seja de 15% a mais que no ano anterior, conforme estimativas divulgadas pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

No final de semana da Black Friday de 2016, as vendas no comércio de rua e em shopping centers aumentaram 11% em todo o país, em comparação com 2015 (dados do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio). Já o crescimento no mercado online foi de 17% no mesmo período, conforme informações do Ebit, empresa que acompanha os dados do e-commerce brasileiro.

Como eu comentei lá no início, nós da Vitrine Perfeita entramos no clima, óbvio!

Fique atento para o dia 24/11, pois teremos uma oportunidade única! Para saber mais, cadastre o seu e-mail na nossa lista.

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Boas vendas (ou compras)!

Lu

CRÉDITOS
Imagem 01: Freepik
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