Assista o vídeo abaixo:
Há alguns dias atrás visitei a Expor Manequins e tive o privilégio de gravar um bate-papo com o Marcos Andrade, CEO da empresa.
Somos muito fãs da Expor!
É sempre ótimo conversar com um especialista do varejo e conhecer a visão dele, além das novidades para o setor.
Neste caso, as novidades não foram somente sobre manequins. Também falamos de público-alvo, vitrines, Loja Única, experiência do cliente e muito mais.
Mas calma! Antes disso, quero resumir para você as principais sacadas que tivemos desta visita!
# A VITRINE É O PRIMEIRO VENDEDOR DA LOJA
Já falamos muitas vezes que a vitrine é o primeiro ponto de contato entre a marca e o cliente e tem apenas 03 segundos para conseguir a atenção de quem passa na frente da loja.
Além disso, o Marcos Andrade nos confirmou que há pesquisas que demonstram que a vitrine pode representar até 80% das vendas da loja.
Isso é muita coisa!!!
A vitrine está ali, à disposição, e pode ser uma ferramenta incrível para aumentar as vendas da loja, sendo necessário apenas usar a sua criatividade e dedicar algum tempo. Basta saber aproveitá-la!
É nisso que acreditamos! Uma vitrine pode ser simples e bonita, independente do tamanho, formato, público da loja ou do produto que está à venda.
# INFLUÊNCIA NA HORA DA COMPRA
O fator que mais influencia na hora da compra é a opinião de um amigo ou da pessoa que acompanha você na hora da compra. Você sabia disso?
Esta opinião pode até ser de alguém que nem está lá naquele exato momento. Por exemplo, aposto que você já tirou uma selfie no provador e enviou para um amigo querendo saber a opinião dele sobre um produto!
Acertei?
Porém, se no momento da compra não existir esta opção, o manequim vai ajudar muito na decisão de comprar (ou não) um determinado produto.
No varejo de moda, o manequim é o segundo fator que mais influencia na hora da compra.
Isso acontece porque ele é o personagem que faz a conexão emocional entre o cliente e a marca, criando empatia. A partir do momento em que isto acontece, o cliente fica mais propenso a efetuar a compra.
# A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O PÚBLICO-ALVO
O Marcos Andrade também reforçou a necessidade de saber QUEM é o seu cliente! A loja precisa conhecer o seu público-alvo e para isso, quanto mais detalhes souber, melhor.
Tenha respostas para perguntas como: Qual o tipo de cliente que vai na loja? Com que frequência? O que o cliente gosta de fazer no seu tempo livre? Ele é mais novo ou mais velho?
Quanto mais detalhes você souber sobre o seu público-alvo, melhor será a comunicação de toda a loja e uma ótima forma de conseguir visualizar todas estas informações é montando um moodboard (painel visual) do seu cliente.
Um manequim de qualidade, capaz de se comunicar diretamente com seu público-alvo, permite que você tenha inúmeras possibilidades em uma mesma vitrine (e na própria loja).
É possível fazer muitas aplicações e modificações no manequim, sem danificá-lo, como por exemplo: aplicação de adesivos, maquiagem, colocação de perucas, etc.
No caso dos manequins da Expor, algumas características são um diferencial da marca:
- Pintura aeronáutica feita por robôs, que garante alto padrão de acabamento e é 9x mais resistente do que a pintura automotiva;
- As poses são feitas em 3D e o manequim é produzido a partir de impressoras, como na coleção Cosmopolitan;
- Os manequins são feitos de diferentes materiais, entre eles o plextie, uma resina plástica resistente às quedas e batidas.
# O MANEQUIM É O EMBAIXADOR DA LOJA
Um manequim que não está em boas condições passa para o cliente a mensagem de que a qualidade do seu produto não é boa.
O mesmo vale para toda a loja!
“Se isso aqui está desse jeito, imagina como eles cuidam do que querem me vender?”
Todos os detalhes são importantes! Os clientes percebem e isso reflete na decisão de comprar o produto, mesmo que inconscientemente.
Além disso, o manequim precisa mostrar ao cliente aspectos que vão além do produto. Ele é responsável por mostrar o comportamento e valores atuais, assim como acontece com a arquitetura, o design, a arte e a moda.
É por este motivo que o manequim precisa se renovar ao longo do tempo… para não ficar “por fora” e seguir se comunicando com os clientes, estando alinhado aos valores atuais e às tendências da época.
Por exemplo, antigamente os manequins eram feitos de cera e chegavam a pesar mais de 100kg. Além disso, eles derretiam no verão e trincavam no inverno.
Imagina o sufoco!!!
Os manequins antigos são completamente diferentes dos atuais, pois refletiam a realidade da época.
Hoje as possibilidades são infinitas, tanto pelos materiais que existem no mercado, quanto pela tecnologia aplicada. É mais fácil acertar ao investir no manequim!
As posições de cada manequim, os diferentes materiais e acabamentos, o torneamento dos músculos, a quantidade de detalhes, a possibilidade de usar diferentes estilos de perucas e maquiagem, etc… permitem que você dê a cara da sua marca para eles!
# NÓS SOMOS PESSOAS
Falando sobre o varejo de modo geral, é fundamental percebermos a importância das relações online e offline, pois cada vez mais estes dois “mundos” estão interligados.
No entanto, as pessoas são feitas de emoções e está é a principal razão pela qual as lojas físicas continuarão existindo! A experiência do cliente, especialmente a parte sensorial, seguirá acontecendo na loja física e ela vai ser cada vez mais importante para reforçar a marca.
Por exemplo, há estudos que mostram que depois de abrir uma loja física, as vendas online da marca aumentam na região próxima à loja.
Conforme o Marcos Andrade comentou, Michael Burke, CEO da Louis Vuitton, disse que eles serão os últimos a fechar uma loja física, caso um dia isso aconteça, pois é na loja que se tem a experiência completa do cliente.
Portanto, não basta ter um ambiente que crie uma conexão emocional. Também é necessário treinar a equipe de vendas, para que as pessoas sejam consultores e não apenas vendedores.
O conceito de Loja Única (loja física + loja online) é uma realidade! O começo do relacionamento com a marca pode ser através da tela do celular, pelas redes sociais ou até mesmo no provador da loja.
O que é importante é você usar todos os meios para encantar o cliente – e ter um padrão para isso!
Mais uma vez agradecemos a atenção e o carinho do Marcos Andrade em nos receber na Expor Manequins.
Como ele mesmo fala, toda vez que passamos por lá, saímos um pouco melhores do que quando entramos. Neste caso, repletos de novidades e conhecendo muito mais sobre manequins, além do varejo como um todo!
Recomendo muito que todos visitem o showroom da Expor, para conhecer um pouco sobre os produtos desta grande empresa.
A entrevista completa e o tour que fizemos pela Expor vai estar nos links abaixo.
Não se esqueça de nos contar o que você achou e compartilhar com as pessoas que podem se interessar pelo assunto!
Lu
Ps1.: Você viu o Bate papo com Marcos Andrade no nosso canal do YouTube?
Ps2.: Não perde o tour no showroom da Expor!