Assista o vídeo logo abaixo:
Hoje o nosso Bate Papo é com a Beth Venzon, professora, pesquisadora de moda e consultora de negócios.
Inclusive, nossa gravação foi feita na biblioteca da UCS – Universidade de Caxias do Sul. Você vai perceber pelo baixo tom de voz… Ssshh!!!
Por gostar tanto de moda e todas as suas possibilidades, a Beth lançou um projeto digital, junto com o estilista Walter Rodrigues, chamado Moda 365 que fala sobre como a moda está inserida no nosso dia a dia através da arte, comportamento e tecnologia.
A Beth é para nós uma referência quando o assunto é MODA.
Como de costume, fizemos um resumo do nosso bate papo, cheio de dicas que vão muito além das últimas tendências da moda e novidades do mercado.
Vamos lá?
# A VITRINE DEVE TOCAR O CORAÇÃO
A vitrine tem um papel fundamental num espaço de loja e cuidar dela é muito importante para o sucesso do seu negócio.
Além de ser o cartão de visitas da loja, a vitrine é responsável por abrir um espaço no coração do cliente, fazendo com que ele bata mais forte por algo que o cliente viu, que chamou a sua atenção e que fez ele se encantar.
A vitrine cumpre a sua função quando ela atrai o olhar do cliente e desperta o interesse para que ele entre na loja e queira saber o que mais aquela loja tem a oferecer.
Portanto, a vitrine é o primeiro passo desta história: a relação entre o cliente e a loja, até o momento do ato de comprar.
# O SIGNIFICADO DO PRODUTO
Nós vivemos em um mundo de intensa competitividade, onde é difícil se destacar e ser único. No caso do varejo isso não é diferente e faz com que a loja precise ter claramente definida a sua identidade.
Ou seja, a loja precisa saber com quem ela deseja se comunicar e como deve ser este relacionamento e os seus clientes devem perceber qual é a marca registrada da loja e pelo que ela é reconhecida.
A partir disso, a loja vai escolher os produtos que tenham a ver com a história que ela deseja contar.
Você já deve ter observado que as pessoas têm muitas roupas, acessórios e calçados. Mas, se a forma como se apresenta um produto para um cliente for encantadora, seja pela maneira que este foi exposto, ou pela história que está inserido, este é o incentivo necessário que fará o cliente consumir, mesmo que ele não precise de fato daquele produto.
O cliente compra o produto pelo que ele significa.
Pense no seguinte exemplo: todos nós temos uma camiseta branca no armário.
Mesmo assim, se passarmos em frente a uma loja e a camiseta branca estiver apresentada contando uma nova história, você pode se apaixonar por ela e querer comprá-la.
# A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NA LOJA FÍSICA
A tecnologia nos dá cada vez mais possibilidade e nós precisamos saber usar isto a favor do nosso negócio.
O conceito de Loja Única é uma realidade e, apesar da loja física e da loja online serem espaços distintos, elas precisam ter caminhos que vão conversar entre si. Além disso, a loja física precisa ter uma experiência fantástica!
Esta experiência depende não só do jeito que a loja vai vender, mas também dos produtos que a loja vende e da maneira como eles são apresentados, como é o layout interno e das vitrines, etc.
Isso tudo depende muito da curadoria dos produtos e a forma de apresentar os produtos para o cliente é o que fará toda a diferença.
Ir até a loja física deixa de ser apenas um ato de comprar e passa a ser um passeio, pois a pessoa se sente bem naquele espaço.
# FONTE DE INFORMAÇÃO
Além de proporcionar uma experiência fantástica para o cliente, a loja também passa a funcionar como fonte de informação.
Como?
A partir do momento que a loja mostra novos produtos e possibilidades, seja na hora de montar a curadoria da vitrine, ou através de um atendimento capaz de indicar as melhores cores, formas, estampas e texturas.
A loja precisa mostrar ao cliente possibilidades de uso das peças que ele não havia pensado!
A informação de moda passa a ser um diferencial no processo de experiência e encantamento, pois existe uma grande variedade de tendências e o cliente vai valorizar se você ajudá-lo a saber qual se encaixa mais ao seu estilo.
# CONSUMIDOR AUTOR
O consumir contemporâneo é um “consumidor autor”.
Autor de suas escolhas!
Ele é cada vez mais bem informado e em muitas oportunidades, o vendedor vai ser mais um consultor (ou um amigo) com quem ele vai trocar informações.
Isso significa que a equipe que trabalha na loja precisa entender muito bem sobre os produtos que vende, além de conhecer a fundo o seu público para que esta conversa seja autêntica e o cliente, no final das contas, saia da loja sentindo-se feliz, elegante e satisfeito.
Hoje em dia, por exemplo, a oferta de produtos é gigantesca e a multiplicidade de looks, combinações e composições é muito grande.
Acontece que no final das contas, quem dá vida às roupas são as pessoas!
A roupa que está no cabide é apenas uma roupa, mas a partir do momento que alguém a veste que ela passa a ter personalidade e estilo, que condizem com a pessoa.
Autor de suas escolhas!”
# ROUPA É COMUNICAÇÃO
Ao fazer uma compra, o cliente quer mais do que simplesmente levar um produto. A experiência com este produto, como e em que momento vai ser usado e o significado dele também são muito importantes.
Afinal de contas, desde os tempos mais antigos, a roupa tem a função de comunicar.
Quem trabalha com moda precisa mostrar as possibilidades de combinações e fazer com que o cliente perceba as melhores alternativas.
Uma dica importante é saber usar profissionais de orientação de imagem pessoal ou blogueiras (principalmente no mundo online) para ajudar os clientes na escolha dos produtos e fazer com que eles saiam mais confiantes, satisfeitos e sentindo-se mais bonitos.
A loja pode explorar este nicho e fazer parcerias com estes profissionais.
Lembre-se: Todo cliente é único e deseja sentir-se único.
Foi uma alegria imensa poder ter esse Bate Papo com a Beth. Eu tinha certeza que seria uma excelente conversa e cheia de aprendizado.
Beth, muito obrigada pelo carinho!
O Bate Papo completo você pode ver no topo do post ou no YouTube, onde você encontra outras entrevistas.
E, claro, se quiser saber mais sobre vitrines, você já sabe que pode contar conosco!
Não esqueça de nos contar o que você achou da entrevista e compartilhar com quem possa se interessar sobre o assunto, ok?!
Beijos
Lu